A democratização da criação

Ao longo da história da humanidade vários avanços tecnológicos foram marcantes, mas é inquestionável que a evolução de todos os aspectos da vida realmente se acelerou depois da primeira revolução industrial. O motor a vapor permitiu, muito mais que a substituição da mão de obra humana por uma máquina, uma maior velocidade na manufatura de produtos, que teve consequência seu barateamento pela escala, que por sua vez permitiu seu acesso a um sem-número de pessoas.

Se as revoluções industriais subsequentes permitiram a melhora na qualidade, mais velocidade e produtos ainda mais baratos diante da padronização e escala inimaginável que possibilitaram, a mais recente delas, a da Indústria 4.0, está revolucionando não a forma de produzir, mas a de criar produtos.

Hoje é possível ter acesso a programas de modelagem 3D que oferecem muitos recursos de forma gratuita e impressoras 3D e até fresas controladas por computador já são acessíveis à maioria das pessoas: custam menos que um computador custava 10 anos atrás, relativamente à renda per capita média do brasileiro. E quem não tem dinheiro pra comprar uma pronta, pode comprar as peças devagar com as economias e ir montando as seções depois. São muitos os projetos open-source disponíveis na Internet e não faltam usuários de altíssimo nível nos fóruns pra sanar as dúvidas.

Essa acessibilidade permite que muitas ideias que antes seriam caríssimas de serem realizadas, ou até impossíveis pela complexidade, são agora possíveis e os meios para essa realização não estão mais nas mãos de uns poucos especialistas ou artesãos, mas a quem quiser se aventurar nesse mundo.

Eu sempre sonhei em construir um carro que eu mesmo projetei, desde meus sete anos de idade. Os caminhos da vida me levaram pra bem perto de realizar esse sonho mas problemas de saúde me impediram de realizá-lo completamente. Hoje, alguns anos depois, estou construindo o primeiro modelo em escala de um design meu, usando uma impressora 3D que eu mesmo montei e, depois de mais algumas maquetes, vou eleger um dos projetos e partir pra construção de um carro de verdade.

Pretendo em breve compartilhar com vocês o primeiro deles em aproximadamente um mês e, quem sabe, mostrar o passo a passo de um dos meus projetos, do primeiro rabisco no papel, passando pela modelagem em 3 dimensões no computador até a preparação do modelo virtual para a impressão.

Hoje não me resta dúvidas: o que realmente democratizou os meios de produção não foi a Revolução Russa que derrubou o Czar mas a constante evolução da tecnologia! Até a próxima e um grande abraço!

 

OPINIÃO - Colunistas

O ponto de vista preciso e afiado sobre os fatos mais importantes por nossos colunistas. As opiniões registradas por eles de caráter pessoal e não refletem necessariamente o pensamento deste veículo de comunicação.