Aplicativo colaborativo para comunidade autista está disponível para IOS

O app Rede Azul, que conecta pessoas a serviços amigáveis ao TEA, chega aos dispositivos da Apple

O aplicativo Rede Azul – que conecta a comunidade autista a serviços e oportunidades amigáveis para pessoas que estão no TEA (Transtorno do Espectro Autista) – agora também está disponível para usuários do sistema IOS (dispositivos móveis da Apple) de todo Brasil.

Atualmente, soma indicações de profissionais e serviços de 20 estados, realizadas pelos mais de 1,5 mil usuários que contribuem com suas experiências na construção de um banco de dados gratuito e de fácil acesso.

A iniciativa de criá-lo veio da publicitária Elaine Marques, após as vivências que passou a ter com a sua filha de 18 anos de idade, Alícia Nicol Marques Escudero, diagnosticada com Síndrome de Asperger, nível leve do TEA, desde os 12 anos.

A dificuldade em encontrar opções de locais e profissionais adequados às necessidades da garota fez com que Elaine compreendesse que, possivelmente, outros pais passavam pelos mesmos obstáculos. Começa, então, a jornada de criação do app Rede Azul.

HISTÓRIA

Lançado em dezembro de 2019, na Google Play, o app foi liberado gradualmente, começando por municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), interior de São Paulo.

Como o objetivo é ser colaborativo, os usuários podem deixar suas indicações de locais ou serviços amigáveis para pessoas do TEA – que dentro do app recebem o nome de Pontos Azuis – para que outros possam consultar, vivenciar e avaliar. Com todas essas informações, o aplicativo calcula uma média das notas para cada indicação. Ao todo já são 267 indicações realizadas pelas pessoas que usam o app.

Os Pontos Azuis se dividem em 19 categorias, entre elas, escolas, terapias, estética, igreja, esportes, turismo e Famílias do TEA, seção que pretende criar uma rede de apoio entre familiares que, muitas vezes, precisam trabalhar em casa, a fim de cuidar de pessoas com TEA.

Onde baixar?

Rede Azul está disponível para download na Google Play Store, neste link, e na App Store, clicando aqui.

INFORMAÇÕES

Aplicativo Rede Azul

Download

Dispositivos Android – clique aqui
Dispositivos IOS (Apple) – clique aqui