HM recebe painéis que vão gerar 35,6 kWh/mês de energia

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi de Americana (HM) recebeu, na manhã desta terça-feira (4), os painéis fotovoltaicos que serão instalados sobre uma estrutura no telhado da instituição para a geração de energia elétrica.

Os painéis fazem parte do Programa de Eficiência Energética (PEE-ANEEL), gerenciado pela CPFL Paulista. O projeto em questão abrange sete hospitais dentro da área de concessão da CPFL Paulista, dentre eles o Hospital Municipal de Americana.

O sistema fotovoltaico que está sendo instalado é de 330,33 kWp e deverá gerar 436,14 MWh ao ano, o equivalente a 35,6 kWh/mês. Isso, de acordo com a CPFL, corresponde à emissão evitada de 26,92 toneladas de CO2, o que equivale ao plantio de 162 novas árvores. É o suficiente para geração de energia para 184 residências de consumo médio por mês.

O início para a instalação eletromecânica e elétrica dos equipamentos está previsto para esta quarta-feira (5) e deve levar em torno de 40 dias para a conclusão.

“O Programa CPFL nos Hospitais destina recursos para a realização de projetos em três anos em instituições públicas e filantrópicas de saúde situadas nas cidades das áreas de concessão das nossas distribuidoras”, explicou Felipe Henrique Zaia, gerente de Eficiência Energética da CPFL.

Além da instalação dos painéis, o projeto do HM também incluiu a substituição de 231 lâmpadas internas antigas por lâmpadas de led, que são mais econômicas. Elas já foram substituídas em diversos setores e corredores da unidade hospitalar.

“Este programa da CPFL é uma grande iniciativa entre o setor público e privado; essa parceria vai garantir ao Hospital Municipal uma redução substancial no consumo de energia elétrica e, consequentemente, uma economia aos cofres públicos”, destacou o superintendente da Fusame (Fundação de Saúde de Americana), Eduardo Pramparo.