Sugestões para atualização do portal

Olá.

Em nossa penúltima reunião, foi debatida a necessidade de adequação do portal O Carioba.  Dentre os apontamentos realizados por Caio, Klein e também por mim, Carone e Vinícius designaram-me para apresentar uma nova sugestão de adequação, que estão apresentadas no decorrer deste documento.

Antes de evoluir para as propostas quero exteriorizar os pontos basilares dessa sugestão.

O Carioba surgiu com o intuito de ser diferente dos veículos presentes em Americana e Região que – segundo entendimento observado de todos os participantes – são parciais e não cumprem sua função primordial: entregar informação isenta de paixões e tendências; razão pela qual se fez necessário o surgimento deste veículo.

Carregamos conosco os valores da informação responsável, idônea, imparcial e isenta; a leitura leve; e o proporcionamento de uma experiência agradável aos nossos leitores, marcando também a nossa origem interiorana.

Diante dessa necessidade de adequarmos o portal a um formato em que privilegie a experiência do usuário, a boa leitura e uma navegação mais intuitiva, busquei analisar alguns portais noticiosos que são em algum termo líderes na entrega de informação, e por isso mesmo classificados como “Main Stream”, para buscar identificar neles a experiência otimizada que pudesse embasar nossa transformação para este momento.

É importante destacar que a ideia exteriorizada não tem apenas o sentimento particular, mas tem sobretudo a lição buscada a ser aprendida de veículos de referência que pautam o dia a dia do leitor e também nesse contexto, dos líderes locais, regionais e nacionais, em alguma medida. Portanto, nada foi feito a esmo e muito menos de modo alegórico.

Inicio com o recorte textual de nosso menu, como hoje está organizado:


MENU ATUAL

 

> Geral

> Opinião

> Andrey Nascimento
> Bruno Balestra
> Bruno Santos
> Caio Alexandre
> Coronel Nusque
> Danilo Bueno
> Luiz Gustavo Klein
> João Franco
> Rafael Ornaghi
> Opinião do Leitor

> Política

> Local
> Nacional
> Internacional

> Saúde

> Economia

> Entretenimento

> Mundo

> Policial Padrão


No primeiro momento, fase de implantação do portal, buscou-se deixá-lo mais “enxuto” por conta da baixa demanda e baixo volume informativo. Entretanto, à medida que houve o crescimento dos leitores, interesses e fatos, foi havendo a necessidade de agregar-se mais categorizações de notícias para que houvesse também o adiantamento de uma configuração preliminar para facilitar transições como a que agora ocorre.

Por conta disso, criaram-se novas subcategorias e algumas outras, como foi o caso de “Saúde”, tornou-se uma categoria independente (anteriormente contida abaixo de “Geral”), como pode ser observado abaixo:


Categorias e Subcategorias Existentes

> Geral

> Direito e Justiça
> Educação
> Emprego
> Entrevista
> Gastronomia
> Segurança
> Solidariedade

Opinião

> Andrey Nascimento
> Bruno Balestra
> Bruno Santos
> Caio Alexandre
> Coronel Nusque
> Danilo Bueno
> Luiz Gustavo Klein
> João Franco
> Rafael Ornaghi
> Opinião do Leitor

Política

> Local
> Regional
> Estadual
> Nacional
> Internacional

Saúde

> Fiscalização
> Vacinas

Economia

> Agronegócio
> Comércio
> Empreendedorismo

Entretenimento

> Cinema
> Cultura
> Esporte
> Estilo
> Lazer

Mundo

 

Policial Padrão


Chegamos ao ponto crucial deste documento – As Sugestões – busquei valorizar a intuição do usuário e também a valorização do portal com tags. Nas próximas linhas, as justificativas para sugerir tais alterações.

Reformas das categorias:

GERAL -> CADERNOS

A substituição da terminologia “Geral” para “Cadernos” visa valorizar e destacar categorias sociais nobres como: Direito e Justiça; Educação; Solidariedade.  Também a terminologia Cadernos remete a lembrança dos leitores mais assíduos e formadores de opinião aos grandes veículos como Estadão, Folha e com importância local como O Liberal que têm essa área de destaque.  Usamos a lembrança afetiva nesse aspecto para renovar o Geral que tem um ponto mais neutro e insípido para que assim agreguemos mais valor aos assuntos e consequentemente ao veículo.

ENTRETENIMENTO -> DIVERSÃO

A categoria Entretenimento é demasiado extensiva e pouco compreendida pelo leitor mediano.  Em função de buscarmos a boa experiência do usuário e a consequente intuitividade, sugiro a mudança para Diversão.  Uma terminologia que dispensa maiores apresentações.

B.O.

Independentemente da classe econômica do leitor, todos sabem o que é um “B.O.”.  Dessa forma, as notícias policiais decorrentes ou não de Policial Padrão entrariam aqui.  Também a subcategoria Segurança seria renomeada para Polícia.

SEGURANÇA -> POLÍCIA

 

ESPORTE

A subcategoria Esporte, hoje presente abaixo de Entretenimento, passaria a ser categoria-mãe, tendo uma área destacada no menu e ganhando as subcategorias Olimpíadas 2020, Paulistão, Brasileirão e Libertadores.

ESPORTE – OLIMPÍADAS 2020

ESPORTE – PAULISTÃO

ESPORTE – BRASILEIRÃO

ESPORTE – LIBERTADORES

Subcategoria extra que deveria ser criada e inserida no menu é APOSENTADOS E LARGADOS, nome homônimo de um programa-aventura a ser realizado pelo casal Cínthia e Fábio Perussi, que estão sendo nossos parceiros.  Essa dupla enviar-nos-á conteúdo regularmente para subirmos no portal.

O novo menu sugerido pode ser visualizado logo abaixo:


SUGESTÃO DE ALTERAÇÃO DO MENU

Cadernos

> Direito e Justiça
> Educação
> Solidariedade

Opinião

> Andrey Nascimento
> Bruno Balestra
> Bruno Santos
> Caio Alexandre
> Coronel Nusque
> Danilo Bueno
> Luiz Gustavo Klein
> João Franco
> Rafael Ornaghi
> Opinião do Leitor

Política

> Local
> Regional
> Estadual
> Nacional
> Internacional

Saúde

> Pandemia
> Fiscalização
> Vacinas

Economia

> Agronegócio
> Comércio
> Empreendedorismo
> Negócios
> Serviços
> Oportunidades
> Empregos

Diversão

> Cinema
> Cultura
> Estilo
> Beleza
> Bem-Estar
> Gastronomia
> Lazer
> Aposentados e Largados

Esporte

> Olimpíadas 2020
> Paulistão
> Brasileirão
> Libertadores

B.O.

> Polícia
> Policial Padrão

Mundo


Tipografia

Atualmente o portal utiliza uma fonte serifada, com similaridades estéticas à clássica Times New Roman, uma fonte tradicional, com elementos que lhe são atribuídos de valor por conta de sua origem latina.  É uma tipografia muito difundida, utilizada em livros antigos e atuais, também teria sido o tipo utilizado por Gutemberg quando inventou a prensa, segundo alguns autores.  Apesar disso, é um padrão que dificulta a leitura para aqueles que não são assíduos leitores ou que possuam alguma dificuldade por conta da idade ou condição óptica diversa.

Observando o disposto acima, sugiro trocarmos a tipografia do portal por outra não-serifada, de formato bastão, como é o caso da família Arial, criada por por Robin Nicholas e Patricia Saunders em 1982 nos escritórios da Monotype no Reino Unido, por encomenda da IBM, a qual usava uma fonte similar, a Helvetica, adquirida à Linotype, na impressora IBM 4250. Essa encomenda fazia referência a um movimento muito anterior, ainda nos primórdios do Século XX, quando Moholy-Nagy, que, antes de integrar o corpo docente da Bauhaus, buscava produzir um equilíbrio dinâmico-excêntrico, perseguindo um padrão de Ordem, simplificação e claridade para os ideais gráficos.

Essa letra se popularizou nas décadas de 1980 e 1990 ainda na mecanografia, passando a ser ainda a preferida pelos usuários da informática após os anos 2000 por conta de sua leitura rápida, limpa, e de reconhecimento imediato, proporcionando uma leitura agradável às pessoas de qualquer idade e condição optométrica.


Diagramação

Tão importante quanto todo o exposto anteriormente é a diagramação, a peça-chave para a retenção do leitor ao portal.  Atualmente temos um número muito limitado de expositores de notícia.  Contamos apenas com os seguintes:

Destaque

Saúde

Política

Economia

Opinião

Policial Padrão

Geral

Entretenimento

Assim sendo, diante da nova sugestão de menu, se acatada, sugiro a redistribuição dos expositores pelos seguintes:

Destaque

Cadernos

Opinião

Política

Saúde

Economia

Diversão

Aposentados e Largados

Esporte

B.O.

Policial Padrão

Mundo

 

São estas as considerações e sugestões que eu faço focado em contribuir com o crescimento do nosso veículo e retenção de leitores por meio da melhoria da experiência do usuário (UX).  E por fim, mas não menos importante, trago a todos a reflexão sobre a liberação dos comentários dos leitores abaixo das notícias.  Todas essas participações poderão ser moderadas, de modo que nada entrará no ar sem uma prévia análise para impedir as mensagens com cunho proposital em agressões e difamações.  Todavia, trazer o leitor para próximo, estimulando a sua participação direta e melhorando a relevância do portal para fins de ranqueamento nos motores de busca.

Estou à disposição de todos para esclarecimentos que entendam ser necessários.

Danilo Bueno.