Em mais uma grande atuação de Fê Garay, Brasil vence a República Dominicana

Partida foi para o tie-break em em jogo muito equilibrado, com 26 pontos da ponteira Fê Garay. Próximo jogo é na quinta (29) contra o Japão

Depois da vitória na estreia sobre a República da Coreia, a seleção feminina voltou à Arena Ariake para enfrentar a República Dominicana – campeã dos Jogos Pan-Americanos de 2003 -, que vinha de uma derrota para a Sérvia na primeira rodada, seleção treinada pelo brasileiro Marcos Kwiek (à frente do vôlei daquele país desde 2008).

Em um equilibrado primeiro set vitória das caribenhas por 25 a 22 em 34 minutos, com destaque para a eficiência do ataque e o bloqueio que funcionou muito bem. O segundo set foi diferente, com o Brasil chegando a abrir boa vantagem logo no início e fechar o bloco em 31 minutos por 25 a 17. No terceiro, o ritmo do jogo seguiu o mesmo com as brasileiras praticamente sem erros e anulando todas as ações das dominicanas. Sem sustos, encerrado o set com o placar de 25 a 13 em 23 minutos.

No entanto a República Dominicana voltou melhor no quarto set, mais agressivas e muito parecidas com a maneira como venceram o primeiro. Chegaram a abrir quatro pontos, mas o Brasil reagiu. A ponteira Fê Garay foi uma das destaques, sendo protagonista com fortes ataques e bloqueio consistente. Depois de obtido o empate, o set ficou lá e cá, com muito equilíbrio, mas as dominicanas abriram nova vantagem e fecharam o set por 25 a 23 em – impressionantes – 40 minutos.

Dois a dois e, como ontem no masculino, jogo no tie-break.

O equilíbrio se manteve, com as duas equipes arriscando tudo para a vitória. As caribenhas abriram dois pontos, mas novamente Fê Garay – que fez 26 dos 110 pontos das brasileiras no total – e a central Carol Gattaz – a aniversariante do dia – foram fundamentais para levarem o Brasil a um 15 a 12 e fecharem a partida.

“Fiquei feliz, entramos bem, um jogo duro, estava difícil de rodar a bola. Hoje deu tudo certo. Em muitos momentos estava bem difícil, elas jogaram demais. Fomos resilientes e acreditamos até o fim”.

-Rosamaria, na zona mista para o canal Sportv

“O jogo foi uma construção. Importante passar por dificuldades para sairmos dela. Juntas e com paciência, conseguimos dar a volta no que não estava bem”.

-Macris, na zona mista para o canal Sportv

Um triunfo que é um presente para a aniversariante Carol Gattaz:

“Está sendo maravilhoso fazer 40 anos aqui nos Jogos, um presente de Deus. Sabíamos que ia ser difícil, um bloqueio pesado. Foi uma excelente partida, nas dificuldades nós crescemos”.

-Carol Gattaz, na zona mista para o canal Sportv

Em quase duas horas e meiavitória do Brasil por três sets a dois em jogo muito disputado e equilibrado.

Ficha técnica

  • Brasil 3: 2 Carol Gattaz, 8 Macris, 10 Gabi, 11 Tandara, 15 Carol, 16 Fê Garay, 18 Camila Brait, 7 Rosamaria, 9 Roberta, 12 Natália (C), 17 Ana Cristina e 20 Ana Beatriz. Treinador: José Roberto Guimarães.
  • República Dominicana 2: 1 Vargas, 3 Eve, 5 Castillo, 6 Domínguez, 7 Marte, 14 Rivera (C), 16 Peña, 18 de la Cruz, 20 B Martínez, 21 J Martínez, 23 González e 25 L Martínez. Treinador: Marcos Kwiek.
  • Sets: Brasil 0 x 1 República Dominicana (22 x 25), Brasil 1 x 1 República Dominicana (25 x 17), Brasil 2 x 1 República Dominicana (25 x 13), Brasil 2 x 2 República Dominicana (23 x 25) e Brasil 3 x 2 República Dominicana (15 x 13).
  • Arbitragem: Susana Rodríguez (ESP); Vladimir Simonovic (SRB) e Jacobus Nederhoed (NED).

Dominicanas comemoram ponto contra o Brasil. Caribenhas fizeram ótimo jogo
Dominicanas comemoram ponto contra o Brasil. Caribenhas fizeram ótimo jogo Foto: 2021 Getty Images
Próximo jogo

Brasil volta à quadra na próxima quinta-feira dia 29 contra o Japão às 7:40 (horário de Brasília).

Os demais resultados desta terça foram:

  • ROC 3 x 0 Argentina;
  • China 0 x 3 Estados Unidos;
  • Itália 3 x 1 Turquia;
  • Japão 0 x 3 Sérvia;

Fê Garay reage em ponto contra a República Dominicana no torneio de vôlei dos Jogos Tóquio 2020 em 2021
Fê Garay reage em ponto contra a República Dominicana no torneio de vôlei dos Jogos Tóquio 2020 em 2021 Foto: 2021 Getty Images
Torneio feminino de vôlei nos Jogos Tóquio 2020 em 2021

São ao todo 12 seleções no torneio feminino de voleibol dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 em 2021. O Brasil está no grupo A, ao lado da República da CoreiaRepública DominicanaQuêniaJapão e Sérvia (atual vice-campeã Olímpica). No grupo B estão as seleções da China (atual campeã Olímpica), a Argentina os Estados UnidosItália (atual medalhista de bronze), Turquia e ROC.

As oito melhores seleções avançam às quartas-de-final, onde começa a fase eliminatória. A partir daí, com as vitórias as equipes passam de fase até a disputa pela medalha de ouro, agendada para dia 8 de agosto.