Guarda Civil Municipal de Nova Odessa ganha ‘reforço’ de dois novos integrantes concursados

Assumiram no último dia 23 de julho os dois novos integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal) da Prefeitura de Nova Odessa. Ambos foram aprovados em concurso público realizado ainda em 2018, e permaneciam no grupo de “remanescentes” do respectivo edital. São eles o GCM Masculino Diego de Sousa, de 33 anos, e a GCM feminina Kassia Basilio, de 26 anos. Eles foram recebidos pelo chefe municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti, e pelo comandante da corporação, Luciel Carlos de Oliveira. A Guarda Municipal chega assim a um total de 47 integrantes efetivos atualmente.

“Eles seguem em fase de apresentação e adaptação ao restante da equipe antes de iniciarem o período de treinamentos intensivos que vão prepará-los para atuar na corporação. Como eles ainda passarão por esses módulos de formação, no momento, foram instruídos para trabalharem no videomonitoramento, já contribuindo com a segurança da cidade”, adiantou Fanti.

Segundo Luciel, os novos membros entram na corporação como “GCMs alunos” e permanecem de três a cinco meses com este status. O treinamento segue a matriz curricular publicada pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), cujos grandes eixos são: direitos humanos, legislação, armamento e tiro, defesa pessoal e primeiros socorros, entre outros temas.

“É montado um cronograma de aulas e, depois de cumprido, eles vão para a rua como GCMs estagiários, onde permanecem por 30 dias fazendo essa adaptação. Finalmente, se eles forem aprovados, a Prefeitura atualiza a portaria de ambos como GCMs de carreira, terceira classe, e eles passam a compor as escalas do serviço operacional da corporação municipal”, explicou o comandante.

A Guarda Civil Municipal de Nova Odessa tem se destacado nos últimos anos, além da excelência de sua atuação cotidiana, também pelo uso inteligente e eficaz do sistema de videomonitoramento da corporação, que já permitiu diversos flagrantes de crimes em andamento.

Em fevereiro, por exemplo, as câmeras permitiram a identificação de uma dupla que estava pichando a passarela da linha férrea da região central, além de um acusado de estupro. Em março, um procurado pela Justiça foi identificado e detido pela GCM graças ao sistema – entre outras ocorrências relevantes.

A corporação municipal tem atuado incisivamente ainda nas ações de enfrentamento à pandemia, isolando e desestimulando aglomerações em locais públicos e apoiando a fiscalização da Vigilância Sanitária quanto ao cumprimento das regras do Plano São Paulo por estabelecimentos de todos os tipos, principalmente à noite – e também com apoio da Polícia Militar.