Limpeza do reservatório Castelo suspende abastecimento em quatro bairros de Nova Odessa nesta 3ª-feira

Nesta terça-feira (03/08), a Coden Ambiental, concessionária dos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, realiza a limpeza preventiva periódica do Reservatório Castelo. Por este motivo, haverá interrupção no abastecimento de água das 7h30 às 12h nos bairros Parque Residencial Francisco Lopes Iglesias, Jardim Maria Helena e partes do Jardim Santa Rosa e Jardim Bela Vista.

A ação faz parte da programação anual de lavagem dos 10 reservatórios da cidade, que, juntos, são responsáveis por armazenar 12.250 metros cúbicos de água tratada. O cronograma da Coden ainda prevê a limpeza dos quatro reservatórios do Parque Residencial Klavin, além dos reservatórios do Residencial Santa Luíza e Jardim São Francisco, em datas a serem divulgadas.

O Castelo é o reservatório mais antigo do conjunto. Ele está instalado na sede da Coden, no Jardim Bela Vista e é do tipo elevado, com capacidade de 400 metros cúbicos. Recentemente, outros dois reservatórios instalados no local passaram pelo procedimento – um do tipo apoiado, com capacidade de 5 mil metros cúbicos, e outro semienterrado, de 1,2 mil metros cúbicos.

No entanto, o abastecimento de água não foi afetado porque, ao contrário do Castelo, os modelos mais recentes são bicompartimentados, o que permite o rodízio da armazenagem de água nos tanques durante a limpeza.

De acordo com o diretor Técnico da Coden, Rean Gustavo Sobrinho, em 2022 está prevista a instalação de mais um reservatório de 700 metros cúbicos no Recanto Las Palmas, elevando a capacidade total de armazenamento para 12.750 metros cúbicos. “O projeto inclui a construção de adutora, rede e ligações de água nos lotes, o que beneficiará diretamente a área do Pós-Anhanguera, única região da cidade ainda não atendida com abastecimento de água”, informou.

HISTÓRIA

A área ocupada pela sede da Coden Ambiental, na Rua Eduardo Leekning, nº 550, inicialmente servia ao SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), o primeiro órgão da Prefeitura de Nova Odessa responsável pelo Saneamento da cidade, fundado em 1967. A partir dessa época, o espaço passou a abrigar dois reservatórios de água tratada, um semienterrado e outro elevado (o Castelo), e a ETA (Estação de Tratamento de Água).

A Coden foi constituída dez anos depois, em 1977, inicialmente com a tarefa de construir as obras públicas do município. Em 1980, a empresa passou a ser a concessionária dos serviços municipais de Saneamento Básico e, nos anos que se seguiram, foi gradativamente ampliando sua infraestrutura e capacidade de atendimento.

NOVA REPRESA

A situação hídrica da cidade deve ficar ainda mais tranquila já nos próximos anos, com a construção, anunciada em maio deste ano, da nova represa de Nova Odessa, a primeira em 30 anos, que vai aumentar a capacidade de reservação em até 20%. A previsão é que o complexo comece a ser construído em 2022.

A nova represa vai ser feita na área verde existente ao longo da Rua Fioravante Martins até ao cruzamento com a Avenida Ampelio Gazzetta, entre os jardins São Manoel e Maria Helena. O reservatório será formado pelas águas dos córregos Capuava e Piconi, entre outras fontes menores, e incluirá, em seu entorno, um parque linear com pista de caminhada, ciclovia e paisagismo.