Rafael de Barros e o Desenvolvimento Econômico

Rafael de Barros - Desenvolvimento Econômico

Por Luiz Gustavo Klein | Imagem: João Franco

Mar calmo nunca fez bom marinheiro!

O belo ditado popular nos dá energia para enfrentar muitos desafios, mas ao sentarmos em uma cadeira importante da administração pública nos vemos no meio de uma tempestade com toda a população da cidade a nos olhar.

O atual Secretário-Adjunto do Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, sentou-se na cadeira para desenvolver a economia da cidade em meio à maior pandemia dos últimos 100 anos.

Um desafio e tanto não? Eu diria que sim!

Em pouco tempo e muito trabalho observamos muitas notícias boas.

A última boa notícia é a de que Americana está na liderança da região na criação de empregos.

Se para muitos o crescimento seria natural, com a vacinação e queda dos casos de covid-19, ao analisarmos que os números são melhores do que anteriores à pandemia a notícia cria ares de ”milagre da multiplicação”.

Segundo o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), Americana tem saldo de 2.635 admissões a mais do que o período pré-pandemia.

Tudo bem, você ainda pode pensar que é reflexo de uma “energia” guardada pelo empresariado que resolveu apostar agora e se resguardou no ano passado.

Soma-se a essa boa notícia o fato de que em poucos meses do titular da Unidade de Desenvolvimento Econômico estar no cargo, o Comitê de Retomada Econômica de Americana passou a ser referência para a Região Metropolitana de Campinas, com reconhecimento da AGEMCAMP e uso de seu modelo de gestão de crise compartilhado para ser usado por outros municípios.

Além disso, o Governo do Estado de São Paulo também reconheceu a excelente gestão feita em Americana na pasta e colocou esse mesmo modelo como finalista no concurso de “Boas Práticas” realizado pelo Governo Paulista.

Liderança na geração de empregos, superação dos desafios da pandemia, utilização do modelo de gestão pela Região Metropolitana e uma possível premiação de reconhecimento pelo Governo do Estado.  Quer mais? Tem!

Sempre acompanhamos, além de tudo isso que já falamos, vários anúncios referentes a parcerias com o Sebrae-SP, ACIA, dentre outros, possibilitando treinamento, capacitação, troca de experiências e muitas outras ferramentas que tem como foco: O Desenvolvimento Econômico.

Parabéns a todos os envolvidos da Unidade de Desenvolvimento Econômico, ao Gestor Rafael de Barros e sua equipe e aos membros do Comitê de Retomada Econômica de Americana.

 

OPINIÃO - Colunistas

O ponto de vista preciso e afiado sobre os fatos mais importantes por nossos colunistas. As opiniões registradas por eles de caráter pessoal e não refletem necessariamente o pensamento deste veículo de comunicação.