Americana: Cuca retoma cursos de capacitação presencial

O Cuca (Centro Universidade do Conhecimento de Americana) retomou, nesta segunda-feira (2), os cursos de capacitação profissional, que foram interrompidos no final de 2019 devido à pandemia de Covid-19. Hoje, 20 alunas retornaram à sala de aula para a realização de dois cursos, “Modinha Feminina” e “Costura Industrial”.

As duas turmas foram organizadas com 10 alunos cada, ou seja, 50% da capacidade, e todos os protocolos sanitários estão sendo seguidos, com medição da temperatura, uso de álcool em gel, utilização de máscaras e distanciamento social.

O curso de “Modinha Feminina” é realizado no período da manhã, das 8h30 às 11h30, para alunos que já tenham noção de costura; o de “Costura Industrial” tem aulas à tarde, das 13 às 16 horas, e é destinado a quem é iniciante na área.

O prefeito Chico Sardelli comemorou o retorno às atividades, especialmente diante da recuperação econômica identificada pelos índices nacionais.

“As pesquisas semestrais indicam um patamar de crescimento na geração de emprego e renda em Americana e a reabertura do Cuca para cursos presenciais soma-se aos esforços da Unidade de Desenvolvimento Econômico em acelerar a retomada das atividades econômicas”, disse.

“É uma grande satisfação ver o CUCA voltar a cumprir seu principal papel socioeconômico, que é capacitar cidadãos de Americana para acessarem as vagas no mercado de trabalho. Ajudamos, assim, a conectar as duas pontas da cadeia produtiva, quem demanda mão de obra especializada com quem precisa se capacitar em busca de emprego”, avaliou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros.