Nova Odessa: GCMF e psicóloga ministra palestra sobre saúde mental a bombeiros voluntários

Na noite da última segunda-feira (02/08), os bombeiros civis voluntários de Nova Odessa receberam uma palestra sobre saúde mental e abordagem humanizada a tentativas de suicídio, ministrada pela psicóloga – e também guarda civil municipal de carreira – Charlene Faveri. O encontro aconteceu na base dos Bombeiros Voluntários, na Rua Sigesmundo Andermann, no Jardim Éden, e contou com 12 participantes.

“O tema é de extrema relevância para os socorristas já que ocorrências envolvendo tentativas de suicídio são, infelizmente, rotina na atuação desses profissionais. Ter um olhar e uma atuação humanizada nessas situações de crise pode, com certeza, fazer a diferença na vida de pessoas que estão no seu pior momento de dor”, explicou a servidora.

A GCMF e psicóloga Cha Faveri fala, em suas palestras a agentes de Segurança sobre este tema extremamente sensível, sobre os fatores de risco e de proteção para o suicida em potencial, bem como sobre “o que podemos fazer diante de uma pessoa que está pensando na autodestruição”.

“Ou seja, abordamos o que falar e, principalmente, o que não falar. Detalhamos quais os canais de ajuda disponíveis a estas pessoas. E, no caso dos socorristas em geral (como os bombeiros voluntários), como se portar diante de uma ocorrência de tamanha gravidade. A abordagem técnica a tentativa de suicídio é a técnica baseada no livro de mesmo nome, elaborada pelo major do Corpo de Bombeiro de São Paulo Diógenes Munhoz”, completou Faveri.

VOLUNTÁRIOS

Atualmente, o grupo é formado por cerca de 50 voluntários, sem vínculos empregatícios com a Prefeitura da cidade, que atuam em apoio à Defesa Civil Municipal, ao Corpo de Bombeiros Estadual, às unidades de socorro móvel da Secretaria Municipal de Saúde (o Serviço de Ambulância 192) e às forças de Segurança em geral, em situações como acidentes de trânsito, queimadas, resgate de animais e cheias do Ribeirão Quilombo, entre outros tipos de ocorrências.

A base da Associação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Odessa (nome oficial da entidade), na Rua Sigesmundo Andermann, funcionada desde 2019 em imóvel cedido pela Prefeitura, que também auxilia os trabalhos custeando itens como água e energia do prédio, antiga base da Guarda Civil Municipal.

O grupo conta com uma página na rede social Facebook, (https://www.facebook.com/cbvno/), um perfil no Instagram (https://instagram.com/cbvno_oficial?utm_medium=copy_link) e uma linha de telefone que funciona para atendimentos, no (19) 2216-0193.