Léo da Padaria pede atendimento 24 horas na unidade de saúde da Praia Azul

O vereador Léo Alves, o Léo da Padaria (PV), protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre a possibilidade da implantação de atendimento 24 horas na unidade de saúde localizada na Rua Maranhão, na região da Praia Azul.

No documento, o vereador destaca que os bairros atendidos pela unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) ficam distantes do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” e do Pronto Atendimento do Antonio Zanaga, hoje as duas unidades com serviço 24 horas às quais os moradores da Praia Azul precisam recorrer.

“A ESF da Praia Azul é referência dos moradores daquela região na busca pelos primeiros socorros. O funcionamento da unidade 24 horas por dia, como ocorre na unidade do Zanaga, resolveria problemas de deslocamento para essas pessoas e ajudaria a diminuir a demanda por atendimento no hospital e no PA do Zanaga”, analisa Léo.

No requerimento, o autor questiona a possibilidade de a ESF passar a atender no modelo 24 horas e, em caso positivo, a partir de quando isso aconteceria. Em caso de resposta negativa, pede que a prefeitura justifique a posição. O vereador também pergunta quantos atendimentos, incluindo urgência e emergência, foram prestados aos moradores da região da Praia Azul no Pronto Atendimento do Zanaga e no Hospital Municipal durante todo o ano de 2020 e 2021.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na próxima sessão ordinária, que acontece nesta quinta-feira (7).