Vereadores participam de formatura de alunos de Corte e Costura Industrial em Americana

O presidente da Câmara Municipal de Americana, Thiago Martins (PV), a vereadora Leonora Périco (PDT) e os vereadores Silvio Dourado (PL) e Thiago Brochi (PSDB) participaram nesta sexta-feira (8) da formatura de quatorze alunas do curso de Corte e Costura Industrial do Cuca (Centro da Universidade do Conhecimento de Americana). O órgão é vinculado à Unidade de Desenvolvimento Econômico da secretaria municipal de Planejamento.

O curso tem como objetivo formar mão-de-obra especializada, capacitando os participantes para operar máquinas e equipamentos e exercer atividades como autônomos, além de prepará-los para o mercado de trabalho nas indústrias de confecção locais. A qualificação foi em Nível 1 – Treinamento, Nível 2 – Modinha, com ênfase nos vestuários masculino e feminino; e Nível 3 – Malharia.

O ato contou também com as presenças do prefeito Chico Sardelli, do vice-prefeito Odir Demarchi, do secretário municipal de Planejamento, Ângelo Sérgio Marton, e do secretário-adjunto da Unidade de Desenvolvimento, Rafael de Barros, assim como dirigentes e professoras do Cuca.

“Os profissionais do Cuca e principalmente as formandas estão de parabéns por essa conquista, fruto de um trabalho de dedicação, amor e empenho”, comentou o vereador Silvio Dourado. “O curso promove a qualificação da mão de obra do setor têxtil, dando em especial às mulheres a oportunidade de se reintegrarem no mercado de trabalho, podendo desenvolver suas qualificações colocando em prática os seus talentos”, destaca.

“Esses cursos são oportunidade de aprimoramento para as pessoas”, acrescentou Leonora Périco.

“Os participantes adquirem conhecimento e podem disputar uma vaga no mercado de trabalho, ou mesmo trabalhar por conta própria. E, como consequência, incrementam a renda familiar”, reforçou Thiago Brochi.

O presidente da Câmara lembrou que o Comitê de Retomada Econômica de Americana, projeto lançado pela prefeitura em abril deste ano, ganhou o prêmio de melhor programa de geração de emprego e renda do estado no concurso “Boas práticas”, da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, no tema “Mitigar os impactos da pandemia na pobreza e na geração de emprego e renda”.

“Americana foi premiada na retomada econômica nesse período pós-pandemia e hoje vemos a formatura dessas profissionais, algo que pode parecer simples, mas não é. Colabora para a população conseguir mais empregos e renda”, completou.