Nathália Camargo pede incentivo à captação de energia solar visando sustentabilidade e redução de custo

A vereadora Nathália Camargo (Avante) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento e duas indicações pedindo ao Poder Executivo que incentive a captação e utilização da energia solar com foco na sustentabilidade e na redução dos custos do poder público.

No requerimento, Nathália cita que a energia elétrica é um bem essencial e, visando um consumo responsável dos recursos naturais, destaca que é preciso avaliar medidas que promovam um desenvolvimento sustentável com a preservação do meio ambiente, a começar com propostas simples de atividades do cotidiano.

A parlamentar pede no documento um relatório detalhado do custo de energia elétrica mensal de cada imóvel ocupado pelo Poder Executivo desde janeiro de 2021. Questiona, ainda, se a prefeitura promove ações de incentivo e conscientização junto aos funcionários públicos para redução dos gastos de energia elétrica e se algum imóvel possui captação de energia solar.

Nathália destaca que o país passa por uma séria crise hídrica, deixando os reservatórios em níveis extremamente baixos. Além disso, menciona que há um crescente consumo energético que leva as usinas a trabalharem no limite, inclusive com risco de desabastecimento.

“A energia solar é uma energia alternativa, renovável e sustentável que, se implantada nos imóveis ocupados pelo Poder Executivo, pode servir de exemplo para os cidadãos na preservação do meio ambiente. Além disso, pode gerar uma economia aos cofres públicos, possibilitando mais investimento em outras áreas, inclusive nos setores primordiais como saúde, educação e segurança”, ressalta.

Uso de energia solar em prédios públicos

A parlamentar também protocolou indicação ao Poder Executivo na qual solicita estudo para implantação de captação de energia solar em prédios ocupados pelo Poder Executivo. “Uma ‘cidade inteligente’ deve se desenvolver com sustentabilidade, aproveitando de forma eficiente os recursos naturais e promovendo o bem-estar dos seus habitantes”, destaca Nathália.

Desconto em IPTU para uso de energia fotovoltaica

Em outro documento, a parlamentar já havia indicado estudos e a elaboração de lei relacionada ao programa de certificação sustentável “IPTU Amarelo”, que trata da concessão de um desconto no valor pago do Imposto Predial e Territorial Urbano aos proprietários de imóveis que utilizam energia solar.

“Dessa forma, além de economia, vamos ter cada vez mais uma ‘cidade inteligente’, colocando Americana em destaque quanto à sustentabilidade e economia”, conclui a autora.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na próxima sessão ordinária, que ocorre na quinta-feira (14). A indicação será relacionada na pauta e encaminhada à prefeitura para análise e atendimento.

× Como posso te ajudar?