Audiência em Limeira debate ordenamento territorial da Região Metropolitana de Piracicaba

Limeira foi sede na tarde desta terça-feira (11) da primeira de três audiência públicas da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) para discutir o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), encontro organizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), no Teatro Nair Belo.

O PDUI tem como objetivo elaborar o ordenamento territorial da região e as funções públicas de interesse comum aos municípios que a compõem. Além de Limeira, outros sete municípios participaram da audiência: Cordeirópolis, Iracemápolis, Araras, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição, Leme e Conchal.

O secretário de Comunicação Social, Sérgio Moreira, que representou o prefeito Mario Botion, abriu a reunião. Ele agradeceu aos presentes e destacou o empenho do governo atual em fortalecer a integração do município no aspecto regional. “O prefeito Mario Botion atua com determinação em questões regionais, como forma de alavancar o desenvolvimento dos municípios”, afirmou. Botion é presidente do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e um dos vice-presidentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

A reunião teve as presenças da secretária interina de Desenvolvimento Regional, Juliana Ogawa, do diretor regional da secretaria, Alexandre Dutra e do professor Marcos Campanhoni, da Fipe. Dos municípios, estiveram presentes os prefeitos Adinan Ortolan (Cordeirópolis), Pedrinho Eliseu (Araras), Nelita Michel (Iracemápolis) e representantes dos demais municípios. O promotor do Grupo de Apuração Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), Ivan Carneiro Castanheiro, também falou aos presentes de forma virtual.

Além de Moreira, Limeira participou do encontro com os secretários Tito Almirall (Desenvolvimento, Turismo e Inovação), Matias Razzo (Urbanismo) e Aucélia Damaceno (Ceprosom). O presidente da Câmara, Sidnei Pascotto, vice-presidente do Parlamento Regional, também integrou a mesa principal do evento.

PROPOSTAS

Na primeira parte do encontro, houve a apresentação da proposta de ordenamento regional elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional e a Fipe – isso com base em informações coletadas dos municípios e amparadas em pesquisas e estudos.

Numa etapa seguinte, os secretários Matias e Tito reforçaram propostas de Limeira inseridas na plataforma do PDUI, em reuniões ocorridas entre os anos de 2017 e 2018. Uma delas é a construção de um rodoanel – que também reforçaria a questão viária regional.

As próximas reuniões das sub regiões da RMP vão ocorrer em Piracicaba na quinta-feira (13) e em Rio Claro no dia 19 (quarta-feira).