Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara debate qualificação de mão de obra e integração com empresas em sua segunda reunião

O Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Americana definiu a data de sua segunda reunião: em 26 de janeiro, os membros do fórum irão debater a qualificação de mão de obra e a integração da mão de obra com as empresas. O tema foi definido durante o primeiro encontro do grupo de trabalho, realizado em novembro. A reunião acontece no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a partir das 10h, e é aberta à população. A TV Câmara transmite ao vivo pelo canal 8 da NET, site oficial e redes sociais.

Instituído pelo Decreto Legislativo nº 962/2021, de autoria do vereador Silvio Dourado (PL), o fórum tem como objetivo ser um canal permanente para diálogo e unir pessoas inseridas no mundo da tecnologia, ou com a visão inovadora e empreendedora, para promover a busca contínua da solução de problemas sociais, através de serviços e atividades à população. Além disso, deverá contribuir para maior integração no ambiente de negócios, desenhando em conjunto um ambiente colaborativo de desenvolvimento da sociedade.

“O Fórum busca a integração das instituições públicas e privadas e, nessa integração, pelo dialogo da nossa última reunião, observamos a grande importância de integrar as necessidades das instituições privadas, empresas e as instituições de Ensino, para que estas possam vir a progredir na qualificação adequada da mão-de-obra necessária para atender o mercado”, aponta Dourado.

“Existem muitas famílias que estão com seus membros desempregados e, por outro lado, temos vagas abertas nas empresas, pois faltam profissionais qualificados, de modo que a integração poderá aproximar estas pessoas em busca de uma vaga que venha ao encontro das necessidades das empresas”, conclui o parlamentar.

Participam do fórum vereadores e representantes das secretarias municipais de Governo, Administração, Negócios Jurídicos e Educação; da Unidade de Desenvolvimento Econômico; da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana); do SESI (Serviço Social da Indústria); do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas); do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo); da Diretoria Regional de Ensino; e de universidades e faculdades.

O fórum

De acordo com o projeto, o Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia na Câmara Municipal terá como funções apresentar propostas para construção ou melhorias de legislação municipal específica no campo da inovação, ciência e tecnologia; pesquisar e organizar informações, dados, índices e estatísticas existentes sobre atividades que envolvam inovação; e apoiar o desenvolvimento de ecossistemas de inovação no município.

O fórum deverá também realizar estudos sobre os diversos serviços prestados pelo poder público e propor melhorias e implementações para sua otimização, utilizando práticas e soluções através da inovação, ciência e tecnologia; e promover reuniões com autoridades, empresas, entidades e sociedade civil sobre o tema.

Para mais informações sobre o Fórum Permanente da Saúde, acesse a página especial no site da Câmara: https://www.camara-americana.sp.gov.br/Paginas/ForumInovacao

× Como posso te ajudar?