Dr. Wagner Rovina sugere que prefeitura reutilize água de nascentes não potáveis

O vereador Dr. Wagner Rovina (PV) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma indicação em que sugere que prefeitura adote medidas para reutilizar a água de nascentes não potáveis existentes no município.

No documento, o parlamentar destaca que os problemas de falta de água na cidade são recorrentes e defende ser necessário adotar todas as medidas possíveis para obtenção e reutilização de água. Dr. Rovina lembra que, segundo informações da secretaria municipal de Meio Ambiente, existem 46 corpos hídricos e mais de 90 nascentes no município, e a reutilização da água proveniente dessas fontes poderia ajudar a solucionar o problema.

“O reuso das águas de nascentes não potáveis tem um papel fundamental na gestão sustentável dos recursos hídricos, podendo substituir a água tratada na lavagem de pisos, veículos, em descargas de vasos sanitários, irrigação paisagística e até para fins agrícolas, liberando a água de boa qualidade para o abastecimento público e outros usos prioritários”, comenta.

Dentre as possíveis medidas a serem adotadas, o vereador aponta a possibilidade de parcerias com a iniciativa privada visando a construção de reservatórios que permitam o reuso da água. “Buscando evitar os problemas de escassez e falta d’água devido ao mau uso, visando à preservação do meio ambiente e a educação sobre o uso racional dos recursos hídricos, acreditamos que a reutilização proporcionará o aproveitamento completo dos recursos hídricos do nosso município”, conclui Dr. Rovina.

A indicação será incluída na pauta da primeira sessão ordinária de 2022, que acontece em 20 de janeiro, e enviada à prefeitura para análise e atendimento.