5 dicas antes de comprar um motorhome!

Novos modelos têm mais autonomia, são mais sustentáveis e continuam a oferecer todo o conforto necessário para as viagens

Motorhomes viraram tendência, no país, nos últimos dois anos, o que só fez aumentar a busca por inovação para oferecer a infraestrutura mais moderna aos viajantes dessas casas sobre rodas.

Uma das principais novidades é a responsabilidade com o meio ambiente. Um exemplo disso é o sanitário compostável (composting toilet), que em vez de utilizar água para descarga, usa materiais orgânicos secos e úmidos, como papel higiênico e serragem, que evitam a criação de esgoto que poluiria rios. Além disso, os resíduos fecais são transformados em adubo.

Outro destaque é a maior autonomia que os novos veículos oferecem. Hoje, os motorhomes podem ser equipados com aparelhos de última geração, capazes de gerar energia por longos períodos, sem a necessidade de ter que parar em pontos de apoio.

Na ExpoMotorhome 2021, maior feira do setor, a Estrella Mobil, empresa que cria motorhomes a partir de projetos especiais, localizada em Santa Branca (SP), marcou presença com lançamentos que tiveram forte investimento em tecnologia Entre os destaques, o Star Light, que possui duas fontes distintas de geração: a primeira por meio de energia solar que gera até 1.200Watts de potência e a segunda por meio de solução, criada unicamente no Brasil, que utiliza um novo equipamento acoplado ao veículo, que gera energia exclusivamente para o motorhome.

A personalização é outro item que não pode faltar na visão dos novos compradores e permite desde escolher detalhes da decoração a criar um local especial para os pets.

Mas, se ainda assim ficou a dúvida sobre como escolher o melhor modelo, Julio Lemos, um dos fundadores da Estrella Mobil dá a dica. “Em primeiro lugar, é muito importante que a família saiba seu propósito com o motorhome. As viagens serão longas ou curtas? Quantas pessoas viajarão? Quais são os principais destinos: praia, campo ou deserto? Vão levar cachorros ou gatos? Depois disso, partimos para o projeto, que inclui o design e a tecnologia necessários para suprir todas as necessidades durante as viagens.”

Motor

Confira mais dicas para adquirir seu motorhome:

  1. Faça a rota de viagem. Os destinos terão pontos de apoio ou será necessário um carro com autonomia energética capaz de produzir sua própria energia e tecnologia? Essa é uma informação importante para evitar perrengues.
  2. Saiba quem vai viajar. Família? Amigos? Vai em casal? Assim, é mais fácil encontrar o modelo ideal para seu tipo de família!
  3. Tenha um motorhome com tecnologia de ponta! Não deixe de investir nessa parte tão fundamental para o bom funcionamento do veículo: wifi, água quente, GPS e rastreador fazem toda a diferença.
  4. É bom lembrar que os motorhomes são casas compactas e que exigem organização durante as viagens, por isso, atenção à CNH. Para dirigir um veículo assim, é necessário ter a carteira de motorista da categoria B (Carro). No caso de caminhões de expedição, é necessário ter a categoria C (Caminhões).
  5. Atenção ao fornecedor. O motorhome deve deixar o viajante seguro, por isso, é importante sentir confiança na hora da compra.