Garrafa no Mar: webapp ajuda a quitar contas atrasadas de quem precisa

Projeto Garrafa no Mar oferece uma plataforma para ajudar pessoas que estão com as contas de água, gás, luz e telefone em atraso

Os impactos causados pela pandemia deixaram muitos brasileiros no vermelho depois que perderam as suas fontes de renda de 2020 para cá. Como resultado de toda essa hecatombe financeira, o país bateu o recorde de endividamento em 2021, o maior índice em onze anos, de acordo com um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). E é em momentos como este que o Garrafa no Mar, um webapp que te dá a oportunidade de quitar contas de luz, água, telefone e gás em atraso de pessoas que precisam da sua ajuda, se faz necessário.
O webapp é fruto de um projeto criado por Alexandre Caruso. Ao Estadão nesta quarta-feira (19), o carioca que trabalha em uma aceleradora de startups informou que teve a ideia no começo da pandemia, enquanto lia um artigo sobre garrafas jogadas no mar para ver o seu alcance e quem respondeu. O pontapé inicial surgiu neste instante.

“Então tive esse estalo: imagina se as pessoas pudessem colocar suas contas básicas de consumo – porque muitos perderam sua fonte de renda – numa garrafa, e ela aparecesse paga”, disse ao jornal.

O conceito se tornou realidade em forma de um webapp, uma espécie de aplicativo executado pelo navegador. Ao acessar o site do projeto, o usuário só precisa fazer login com sua conta do Google ou via e-mail. Em seguida, é só concluir seu cadastro e informar se deseja ajudar ou receber apoio dos demais participantes da iniciativa, opção que pode ser facilmente alterada nas configurações do webapp.

Webapp Garrafa no Mar oferece apoio a quem precisa quitar boletos vencidos (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Garrafa no Mar oferece ajuda para pagar contas

O Garrafa no Mar apresenta opções diferentes para quem está ali para apoiar ou ser ajudado. A exceção fica pela tela inicial, onde há informações sobre a operação, como a quantidade de contas em dois gráficos separados por faixa de valores e por vencimento. Também há uma relação de boletos que já foram quitados.

Para quem deseja ajudar a quitar as contas, o aplicativo possui duas abas além do Início. A primeira, Rede do Bem, mostra os participantes da plataforma. Já a aba Contas exibe os boletos em aberto. Ao escolher um deles, o usuário tem acesso ao código de barras, uma opção para indicar se a numeração está errada, o vencimento, um botão para confirmar o pagamento e uma área de comentários.

A visão é um pouco diferente para quem quer ser ajudado. Em vez de Rede do Bem, o app exibe a aba Meu Perfil, onde é possível ajustá-lo e há a opção “De acordo”, onde o usuário concorda “em fornecer minhas informações para uso exclusivo deste projeto”. A área Minhas Contas serve para incluir boletos de consumo, ou seja, água, gás, luz e telefone, para que outras pessoas te ajudem a quitar a fatura.
Garrafa no Mar tem opção para incluir código de barras para que outra pessoa pague a conta em atraso (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Garrafa no Mar tem opção para incluir código de barras para que outra pessoa pague a conta em atraso (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Webapp pode ser acessado pelo PC e pelo celular
O webapp pode ser acessado pelo navegador do computador ou celular: projetogarrafanomar.glideapp.io. O Garrafa no Mar ainda possui uma campanha contínua no Apoia.se para manter o projeto de pé: apoia.se. Até a manhã desta quinta-feira (20), a iniciativa arrecadava R$ 975 ao mês e tinha o apoio de 28 pessoas. 

Tecnoblog