Professora Juliana pede informações sobre serviços de saúde mental em Americana

A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento solicitando uma série de informações relacionadas aos serviços voltados à saúde mental oferecidos pelo município por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com a parlamentar, o objetivo do requerimento é obter um diagnóstico em relação a esses serviços para documentar quais atendimentos estão funcionando, como estão organizados, qual a disponibilidade de profissionais e recursos voltados à saúde mental e quais serviços a prefeitura pretende disponibilizar.

“Estamos no Janeiro Branco, mês de conscientização sobre a saúde mental. Um momento de refletir sobre esse tema, de buscar informações sobre as políticas públicas disponíveis para nossa população. Sabemos que com a pandemia a saúde mental das pessoas foi muito afetada e queremos entender o cenário desses serviços em Americana para cobrar melhorias. Está mais do que provado que a saúde mental precisa de atenção e de políticas públicas efetivas”, explica Juliana.

No requerimento, a vereadora pergunta como está organizada a Rede de Atenção Psicossocial, questiona se existe algum diagnóstico relacionado a isso realizado pela prefeitura e solicita quais foram os valores do orçamento municipal destinados à saúde mental em 2019, 2020 e 2021. Ela também questiona qual é o orçamento previsto para 2022.

A parlamentar também solicita informações referentes ao serviço de Residências Terapêuticas, questiona se o município dispõe do serviço de Consultório de Rua e se existe na cidade o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e como se dá seu funcionamento.

“O SUS dispõe de uma série de projetos e serviços voltados à saúde mental e que nem sempre estão presentes em todas as cidades. Nosso requerimento vem no sentido de traçar um panorama sobre o que Americana já tem, como está o funcionamento, e identificar ações que ainda precisam ser oferecidas à população”, conclui Professora Juliana.