Professora Juliana sugere estudo para adoção do “Atestado Sanitário On-line” para desafogar procura por hospitais

A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma indicação sugerindo que a secretaria municipal de Saúde estude a possibilidade de adotar o sistema de “Atestado Sanitário On-line” para pessoas com síndromes respiratórias e/ou sintomas de Covid-19 no município. O objetivo é desafogar o atendimento nos hospitais, diminuindo a ida de pacientes com sintomas leves até as unidades.

De acordo com a parlamentar, o sistema foi adotado no início de janeiro em Campinas. O atestado é solicitado e emitido de maneira totalmente virtual no site da prefeitura do município.

Em Campinas, segundo a parlamentar, o atestado sanitário garante ao paciente com sintomas dez dias de afastamento e encaminhamento para avaliação médica e testagem. Também existe, no município, o atestado para pessoas sem sintomas, mas que tiveram contato com pessoas com Covid-19. As informações são autodeclaradas e o solicitante responde civil e criminalmente, caso haja omissão de fato ou prestação de informações falsas.

Ainda segundo Juliana, a prefeitura de Campinas relatou que esse sistema tem o potencial de diminuir a procura pelos serviços médicos entre pessoas com sintomas leves, garantindo o direito ao isolamento inicial e testagem sem sobrecarregar os hospitais.

“Americana vive uma situação muito delicada, com o Hospital Municipal 100% ocupado e as salas de espera lotadas de pessoas com sintomas gripais. Assim como em todas as cidades da região, muitas pessoas estão com sintomas leves e buscam o hospital para conseguir um atestado para poder fazer o isolamento em casa. Esse sistema de atestado sanitário on-line poderia ajudar a diminuir a procura pelos hospitais, dando a possibilidade de um melhor atendimento aos pacientes com sintomas mais graves”, disse a parlamentar.

A indicação será relacionada na pauta da sessão ordinária da próxima quinta-feira (27) e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.