Estudos para implantação da tecnologia 5G serão concluídos neste mês

IPT e Secretaria de Desenvolvimento Econômico trabalham pela execução do programa Conecta SP em todo o estado

 

A introdução da tecnologia 5G no Estado, anunciada em 2021 pelo Governador João Doria, cumpre importante etapa neste mês, com a conclusão do plano de trabalho elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para execução do Programa Conecta SP. Após o fim dos estudos, convênio entre os dois órgãos deverá ser assinado para formalizar a implantação da nova tecnologia que facilitará a conectividade em todo estado.

O pioneirismo de São Paulo foi anunciado em novembro passado pelo Governo de São Paulo, com o lançamento do Programa Conecta SP. Foram anunciados investimentos de R$ 3 milhões, na fase inicial, para a atualização das legislações das antenas e políticas de distribuição de internet nos municípios.

Para o cidadão, a expectativa é que o acesso ao 5G aconteça de forma igualitária, garantindo conectividade, principalmente em áreas periféricas e regiões rurais do interior do Estado. Além disso, a tecnologia promoverá a economia digital e o desenvolvimento econômico de todo o Estado.

“Este programa é para melhorar a qualidade de vida das pessoas, o acesso a serviços e reduzir os custos de logística. Esta lei inédita apoiará a padronização em todos os municípios. Que São Paulo seja referência, não somente para o Brasil, em tecnologia aplicada para o combate às desigualdades, mas também uma referência para o mundo”, disse a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, à época do lançamento.

Na ocasião, o Projeto de Lei proposto pelo Governo foi levado à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), por meio da Secretaria da Casa Civil e, após aprovação e sanção do Executivo, o Programa foi apresentado em evento aos prefeitos e vereadores, que assistiram a demonstrações do uso da tecnologia na área da saúde, organização urbana, indústria, agricultura e transporte.

O Conecta SP, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem a proposta de agilizar e coordenar a implantação de infraestrutura de telecomunicações, modernizar a legislação e aplicação das normas, garantir aos municípios suporte técnico e tecnológico para a qualidade e expansão das redes e implantação de antenas.

Dentro do plano de trabalho ainda estão previstos a realização de eventos de divulgação, em parceria com os municípios, além de debates entre as esferas federais, estaduais, municipais, empreendedores e entidades representativas da economia digital.