Professora Juliana sugere reabertura da UBS do Jardim Guanabara para desafogar postos próximos

A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma indicação sugerindo ao Poder Executivo a reabertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Guanabara, fechada em 2016, com objetivo de facilitar o atendimento aos moradores das imediações e desafogar a procura pelas unidades próximas do Parque das Nações e São Domingos.

De acordo com a parlamentar, ela foi procurada por moradores do bairro que relataram as dificuldades enfrentadas desde o fechamento da unidade. “Eles passaram a ser acompanhados pelas UBS do Parque das Nações e São Domingos, que já tinham grande número de prontuários, o que faz com que o tempo de espera por consultas e outros procedimentos aumente”, disse a vereadora.

Outra reclamação dos moradores é em relação ao deslocamento até as unidades dos bairros vizinhos. “São mães com crianças de colo e idosos que precisam se deslocar até outro bairro para receber atendimento. Isso em um cenário de pandemia, com o transporte público sem qualidade”, disse a parlamentar.

Além de receber as reclamações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a vereadora esteve nas UBS do Parque das Nações e do São Domingos na última sexta-feira (21) e, em diálogo com as servidoras da unidade, o relato foi de que, com o fechamento da UBS do Jardim Guanabara, a demanda nas unidades aumentou consideravelmente, sem que houvesse reforço na equipe e na estrutura física, sobrecarregando os servidores, o que afeta a qualidade do atendimento prestado.

“Em 2012, segundo dados da Secretaria de Saúde na época, a UBS do Guanabara tinha cerca de 8 mil prontuários do Jardim Guanabara, Jardim Lizandra, Santa Maria, Jardim Paulistano e Novo Horizonte. Agora, dez anos depois, a demanda na região certamente aumentou, então é urgente que se estude a possibilidade de reabrir a UBS para atender adequadamente a população desses bairros”, disse a vereadora Professora Juliana.

A indicação será incluída na pauta da sessão ordinária de quinta-feira (27) e enviada à prefeitura para análise e atendimento.