Reencontro de Práticas Corporais é o destaque da semana do Sesc Verão 2022

Espetáculos de música, circo e teatro infantil também fazem parte da programação, junto a eventos relacionados a saúde, turismo e artes visuais

 

O Sesc Campinas adentra a última semana de janeiro com uma série de atividades que abrangem os mais variados campos do conhecimento humano, perpassando os esportes, as artes, a saúde e o turismo. Então, fique ligado e curta tudo o que está por acontecer em nossa Unidade!

O destaque da semana fica a cargo do “Reencontro de Práticas Corporais” (dias 29 e 30/1, sábado, das 10h às 17h, e domingo, das 10h às 16h – participação gratuita, mediante inscrição), evento que faz parte do projeto “Sesc Verão 2022”, onde serão realizadas diversas aulas abertas para o ensino de várias práticas corporais (yoga, tai chi chuan, pilates, lian gong e danças circulares são alguns dos exemplos), voltadas ao bem-estar e a qualidade de vida, incluindo a “Conexão Yoga, com Thaís Cavallari”, uma aula estruturada a partir de diferentes técnicas e saberes para promover o autocuidado, o autoconhecimento e a conexão com a nossa sabedoria interior.

MÚSICA

Saindo do mundo dos esportes e adentrando a seara artística, na música, quem dá a tônica da programação, a princípio, são “Os Barbapapas” (dia 28/1, sexta, às 20h – ingressos a partir de R$15), quarteto instrumental que mistura tradições antigas com sonoridades contemporâneas e futuristas.

Junior da Violla também empunha a bandeira musical e apresenta o seu show “Violando Conceitos” (dia 30/1, domingo, às 10h – entrada gratuita, com a necessidade de retirada de ingressos na Central de Atendimento no dia da atividade). Nesta apresentação, ele tira de sua viola sons percussivos, harmônicos e melódicos, utilizando tecnologias inusitadas para o universo do violeiro e um repertório diversificado que vai da música caipira ao blues e ao rock e do erudito à MPB.

CIRCO E TEATRO INFANTIL

Mas não para por aí! O circo e o teatro infantil também estão com tudo. “A Vaqueira” (dia 29/1, sábado, às 16h – entrada gratuita) apresenta a palhaça Papoula, que abre a sua fazenda para mostrar Abemila: a vaca de dezoito bilhões de anos, e, junto a ela, recria a Via Láctea, concebe o inconcebível, canta aboio, ópera rústica, rock de grãos e sertanejo de raiz, mostrando a todos como aprendeu a avacalhar, tocando em temas atuais e atemporais.

Já o espetáculo “Atenção, Respeitável Público!” (Dia 2/2, quarta, às 16h – entrada gratuita, com a retirada de ingressos devendo ser realizada no dia da atividade na Bilheteria da Unidade) mostra as palhaças Brigite Margô e Begônia apresentando ao seu respeitável público esquetes cômicas baseadas na tradição brasileira circense do picadeiro. A consagrada dupla cômica “Branco e Augusto” serve como ponto de partida para as relações criadas entre as duas que, em meio a muitas confusões e trapalhadas, divertem e encantam espectadores de todas as idades.

O projeto “Pequeno Espectador”, por sua vez, cuja programação de espetáculos facilita e provoca o contato da criança com as artes cênicas, exibe a peça “Mig Meg Mug” (dias 30/1 e 6/2, domingos, às 16h – ingressos a partir de R$15, exceto para as crianças com até 12 anos, que contam com a gratuidade). O enredo traz para o palco a gata Mig e a menina Meg, que são amigas inseparáveis, no entanto, um acontecimento inesperado muda radicalmente o cotidiano das duas. A ratinha Mug, por sua vez, junta-se a elas, disposta a dividir medos, alegrias e biscoitos deliciosos. Com texto inspirado na fábula “Mix, Max e Mex”, de Luis Sepúlveda, o espetáculo infantojuvenil traz à tona o protagonismo feminino e a acessibilidade.

ARTES VISUAIS, IDOSOS E SAÚDE

A última oficina do mês de janeiro é da área de Artes Visuais. Do blockprinting, com formas e letras, ao estêncil e a serigrafia, os participantes de “Testando Texturas” (dias 29 e 30/1, sábado e domingo, das 10h às 12h e das 14h às 16h – participação gratuita, com entrega limitada de senhas, no local da atividade, 30 minutos antes do início de cada aula) irão combinar e testar as diversas técnicas de estamparia manual para criar sobre um tecido, mostrando que formas e processos simples podem criar padrões e superfícies complexas.

Para os idosos, o “Vem Dançar!” (Dia 28/1, sexta, das 15h às 17h – participação gratuita) é a grande pedida. Se você procura uma atividade física prazerosa e interativa, o projeto difunde os diversos ritmos, explorando as inúmeras possibilidades de movimentos do corpo e, para além disso, você pode conhecer novos colegas. Além disso, dançar é movimentar o corpo, expressar sentimentos e sensações e com a dança podemos nos comunicar por meio dos passos, da respiração e dos gestos. Está esperando o que para começar a dançar?

“Tenda de Autocuidado: Medicina do Quintal” (dias 3 e 10/2, quintas, das 13h30 às 14h30 e das 18h às 19h) é um evento referente a saúde e destinado para o público espontâneo e frequentadores do Sesc Campinas, na qual serão apresentados alguns usos dos óleos para massagem relaxante, preparo de escalda-pés e defumadores.

PAPO GERAL

O Programa Juventudes do Sesc Campinas, o Papo Geral, que atende jovens entre 13 e 17 anos, às terças e quintas-feiras, das 14h30 às 17h30, para a realização de diversas ações, tais como, oficinas de arte, atividades corporais, trocas de experiências, brincadeiras e rodas de conversa está com inscrições abertas para 2022. Elas acontecem na Central de Atendimento do Galpão entre 28/1 e 1º/2, nos seguintes horários:

28/1, sexta, das 11h às 13h.
29/1, sábado, das 10h às 14h.
1º/2, terça, das 11h às 13h e das 15h às 17h.

Os documentos necessários para a matrícula são:

  • RG ou Certidão de Nascimento originais do jovem e dos responsáveis.
  • Declaração de Matrícula Escolar (esta pode ser entregue posteriormente, caso não esteja disponível na data da entrevista).
  • Atestado médico do jovem.
  • Comprovante de Vacinação do jovem (para Covid-19).

O início das atividades será em 8/2.

Mais informações através do e-mail [email protected].

TURISMO

Em Turismo, os projetos “Sesc Verão” e “Outras Viagens” apresentam a atividade “Motorhomes – Experiências de Viagens” (dia 3/2, quinta, das 19h às 21h – participação gratuita, mediante inscrição), onde Cíntia Fracalanza e Fábio Caetano Dias falarão, em uma roda de conversa, sobre o universo dos motorhomes, as inspirações, experiências, criações e adaptações de veículos para este fim e como a adesão a esse tipo de locomoção altera a nossa relação com as viagens e as novas geografias afetivas que construímos nesses percursos. Com participação especial da Jãobiraka.

EXPOSIÇÃO PASTEUR, O CIENTISTA

Por fim, organizada como uma peça teatral em seis atos, a “Exposição Pasteur, o Cientista” (de terça a sexta, das 10h30 às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h – entrada gratuita) apresenta, de forma lúdica e interativa, a trajetória de descobertas e contribuições à medicina do cientista francês Louis Pasteur. Um convite à reflexão sobre a valorização da ciência, essencial para o crescimento e desenvolvimento da humanidade.

SOBRE OS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA CONTRA A COVID-19

Em conformidade com as legislações municipal e estadual, o público em geral poderá ter acesso ao Sesc Campinas sem a exigência de agendamento prévio (para alguns dos lugares e serviços prestados, no entanto, ele continua sendo obrigatório, dentre os quais, para a Central de Atendimento e a Comedoria), porém, algumas medidas, como o uso de máscara para todos os maiores de doze anos, bem como, a apresentação de certificado de vacinação contra a Covid-19, que evidencie a aplicação de duas doses ou dose única, dependendo da imunização recebida, ainda são necessárias.

Neste último caso, em específico, aquele que pretende adentrar a unidade deve apresentar o comprovante em formato físico (recebido no ato da vacinação ou impresso nos portais disponíveis) ou digital (disponibilizado pelas plataformas ConecteSUS e Poupatempo Digital) ou ainda, portar uma imagem do mesmo, juntamente a um documento com foto (RG ou CNH, por exemplo).

Dado isso, fique esperto, se proteja, proteja os outros e aproveite para curtir muita arte, cultura, esportes, educação, cidadania, saúde e turismo, seguindo todos os protocolos necessários.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas sobre ingressos, pagos ou gratuitos, entre em contato com a Central de Atendimento do Sesc Campinas através do telefone (19) 3737-1500.

SERVIÇO

DIA 28/1 | sexta

Artes Visuais :: EXPOSIÇÃO PASTEUR, O CIENTISTA

Organizada como uma peça teatral em seis atos, a exposição apresenta, de forma lúdica e interativa, a trajetória de descobertas e contribuições à medicina do cientista francês Louis Pasteur. Um convite à reflexão sobre a valorização da ciência, essencial para o crescimento e desenvolvimento da humanidade.

Galpão Multiuso. Grátis. Livre.

Horários para visitação:
De terça a sexta, das 10h30 às 21h30.
Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h.

INSCRIÇÕES JUVENTUDES – PAPO GERAL 2022

O Programa Juventudes do Sesc Campinas, o Papo Geral, atende jovens entre 13 e 17 anos, às terças e quintas-feiras, das 14h30 às 17h30, para a realização de diversas ações, tais como, oficinas de arte, atividades corporais, trocas de experiências, brincadeiras e rodas de conversa. As inscrições para 2022 acontecem entre 28/1 e 1º/2, nos seguintes horários:

28/1, sexta, das 11h às 13h.
29/1, sábado, das 10h às 14h.
1º/2, terça, das 11h às 13h e das 15h às 17h.
Local: Central de Atendimento do Galpão

Os documentos necessários para a matrícula são:

  • RG ou Certidão de Nascimento originais do jovem e dos responsáveis.
  • Declaração de Matrícula Escolar (esta pode ser entregue posteriormente, caso não esteja disponível na data da entrevista).
  • Atestado médico do jovem.
  • Comprovante de Vacinação do jovem (para Covid-19).

O início das atividades será em 8/2.

Mais informações através do e-mail [email protected].

Idosos :: VEM DANÇAR!

Com César Morelli, professor de dança. Você procura uma atividade física prazerosa e interativa? Dançar é movimentar o corpo, expressar sentimentos e sensações. Com a dança podemos nos comunicar por meio dos passos, da respiração e dos gestos. O projeto difunde os diversos ritmos, explorando as inúmeras possibilidades de movimentos do corpo e, para além disso, você pode conhecer novos colegas. Está esperando o que para começar a dançar?

Dia 28/1, sexta, das 15h às 17h.

Área de Convivência. Grátis. 18 anos.

Atividade aberta ao público.

Música :: OS BARBAPAPAS

Com Tomas Oliveira, baixo e harpa de taças; Selva Rubens, guitarra; e Bárbara Mucciolo e Fernando Lima, baterias e percussões. Quarteto instrumental que mistura tradições antigas com sonoridades contemporâneas e futuristas.

Dia 28/1, sexta, às 20h.

Teatro. 16 anos.

Valores: R$ 15,00 [trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes; aposentado; pessoa com mais de 60 anos; pessoa com deficiência; estudante; e servidor de escola pública com comprovante] e R$ 30,00 [demais interessados].

Ingressos à venda no portal www.sescsp.org.br/campinas e nas bilheterias das unidades.

DIA 29/1 | sábado

SESC VERÃO 2022

A 27ª edição do Sesc Verão acontece entre os dias 4/1 e 13/2. Com o tema “O Lazer Levado a Sério”, neste ano, a programação ressalta a importância do lazer no cotidiano e reforça o lugar do Sesc como um espaço de exercício do direito ao lazer, de forma plural e segura. Durante as seis semanas de campanha, o Sesc Campinas apresentará ao público o lazer e os aspectos que permeiam este direito fundamental de todos, como a liberdade, o lúdico, o social, o equilíbrio, o bem-estar e as viagens. O tema abre espaço para diversas modalidades, tais como, corridas de pista e de rua, esportes de raquete, esportes de areia, práticas corporais, caiaque polo, cicloturismo e montanhismo, que estarão presentes nos treinos e aulas dos cursos permanentes, em recreações especiais, cursos modulares, clínicas e apresentações esportivas aos finais de semana. Venha passar seu tempo livre no Sesc Verão e experimente estar presente.

Esporte e Atividade Física :: REENCONTRO DE PRÁTICAS CORPORAIS

Aulas abertas com diversas práticas corporais, voltadas ao bem-estar e a qualidade de vida, incluindo a “Conexão Yoga, com Thaís Cavallari”, uma aula estruturada a partir de diferentes técnicas e saberes para promover o autocuidado, o autoconhecimento e a conexão com a nossa sabedoria interior.

Dias 29 e 30/1, sábado, das 10h às 17h, e domingo, das 10h às 16h.
Ginásio. Grátis. Livre.
Inscreva-se aqui. Vagas limitadas.

Dia 29/1, sábado
10h – Yoga
11h30 – Tai Chi Chuan
13h – Espaço Meditação
16h – Pilates

Dia 30/1, domingo
10h – Conexão Yoga, com Thaís Cavallari
11h30 – Lian Gong
13h – Espaço Meditação
15h – Danças Circulares

Artes Visuais :: TESTANDO TEXTURAS

Com Ateliê Nômade. Do blockprinting, com formas e letras, ao estêncil e a serigrafia, os participantes irão combinar e testar as diversas técnicas de estamparia manual para criar sobre um tecido, mostrando que formas e processos simples podem criar padrões e superfícies complexas.

Turma 1 – dia 29/1, sábado – das 10h às 12h
Turma 2 – dia 29/1, sábado – das 14h às 16h
Turma 3 – dia 30/1, domingo – das 10h às 12h
Turma 4 – dia 30/1, domingo – das 14h às 16h

Quiosque do Galpão. Grátis. Livre

Haverá entrega limitada de senhas, no local da atividade, 30 minutos antes do início de cada aula.

Circo :: A VAQUEIRA

Com Cia. Laleoni. No espetáculo, a palhaça Papoula abre a sua fazenda para mostrar Abemila: a vaca de dezoito bilhões de anos. Junto à vaca, Papoula recria a Via Láctea, concebe o inconcebível, canta aboio, ópera rústica, rock de grãos e sertanejo de raiz! Ora didática, ora excêntrica, ela mostra como aprendeu a avacalhar, tocando em temas atuais e atemporais.

Dia 29/1, sábado, às 16h.

Espaço Arena. Grátis. Para crianças a partir de 6 anos, acompanhadas por um responsável adulto.

DIA 30/1 | domingo

Música :: JUNIOR DA VIOLLA – VIOLANDO CONCEITOS

Nesta apresentação, o músico tira de sua viola sons percussivos, harmônicos e melódicos, utilizando tecnologias inusitadas para o universo do violeiro e um repertório diversificado que vai da música caipira ao blues e ao rock e do erudito à MPB.

Dia 30/1, domingo, às 10h.

Área de Convivência. Grátis. Livre.

Aos interessados, será necessária a retirada de ingressos na Central de Atendimento no dia da atividade.

PEQUENO ESPECTADOR 

Programação de espetáculos que facilitam e provocam o contato da criança com as artes cênicas. As apresentações primam pela diversidade de formatos, construindo e ampliando o repertório do espectador.

Domingos, às 16h.

Teatro. Para crianças acima de 6 anos, acompanhadas por um responsável adulto.

Valores: R$ 15,00 [trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes; aposentado; pessoa com mais de 60 anos; pessoa com deficiência; estudante; e servidor de escola pública com comprovante] e R$ 30,00 [demais interessados].

Ingressos à venda no portal www.sescsp.org.br/campinas e nas bilheterias das unidades.

* Crianças com até 12 anos não pagam ingressos, sendo cobrados somente dos acompanhantes.

Teatro :: MIG MEG MUG

Com Manifesta Companhia e direção de Alice Possani. A gata Mig e a menina Meg são amigas inseparáveis e um acontecimento inesperado muda radicalmente o cotidiano das duas. A ratinha Mug, por sua vez, junta-se a elas, disposta a dividir medos, alegrias e biscoitos deliciosos. Com texto inspirado na fábula “Mix, Max e Mex”, de Luis Sepúlveda, o espetáculo infantojuvenil traz à tona o protagonismo feminino e a acessibilidade.

Dias 30/1 e 6/2.

Com interpretação em Libras.

DIA 2/2 | quarta

Circo :: ATENÇÃO, RESPEITÁVEL PÚBLICO!

Com Damião e Cia. de Teatro. As palhaças Brigite Margô e Begônia apresentam ao seu respeitável público esquetes cômicas baseadas na tradição brasileira circense do picadeiro. A consagrada dupla cômica “Branco e Augusto” serve como ponto de partida para as relações criadas entre as duas que, em meio a muitas confusões e trapalhadas, divertem e encantam espectadores de todas as idades.

Dia 2/2, quarta, às 16h.

Espaço Arena. Grátis. Para crianças a partir de 6 anos, acompanhadas por um responsável adulto.

A retirada de ingressos deverá ser realizada no dia da atividade na bilheteria da Unidade.

DIA 3/2 | quinta

Saúde :: TENDA DE AUTOCUIDADO: MEDICINA DO QUINTAL

Com Nathalia Hristov, bióloga etnobotânica, educadora popular e fitoterapeuta. Atividade destinada para o público espontâneo e frequentadores do Sesc Campinas na qual serão apresentados alguns usos dos óleos para massagem relaxante, preparo de escalda-pés e defumadores. 

Dia 3/2, quinta, das 13h30 às 14h30 e das 18h às 19h.
Dia 10/2, quinta, das 13h30 às 14h30 e das 18h às 19h.
Jardim do Galpão. Grátis. Livre.

A 27ª edição do Sesc Verão acontece entre os dias 4/1 e 13/2. Com o tema “O Lazer Levado a Sério”, neste ano, a programação ressalta a importância do lazer no cotidiano e reforça o lugar do Sesc como um espaço de exercício do direito ao lazer, de forma plural e segura. Durante as seis semanas de campanha, o Sesc Campinas apresentará ao público o lazer e os aspectos que permeiam este direito fundamental de todos, como a liberdade, o lúdico, o social, o equilíbrio, o bem-estar e as viagens. O tema abre espaço para diversas modalidades, tais como, corridas de pista e de rua, esportes de raquete, esportes de areia, práticas corporais, caiaque polo, cicloturismo e montanhismo, que estarão presentes nos treinos e aulas dos cursos permanentes, em recreações especiais, cursos modulares, clínicas e apresentações esportivas aos finais de semana. Venha passar seu tempo livre no Sesc Verão e experimente estar presente.

OUTRAS VIAGENS

Quem disse que para viajar é preciso se deslocar de um lugar para o outro? “Outras Viagens” são encontros, intervenções, exposições, palestras, oficinas e diversas outras ações que abordam o mundo do turismo e das viagens, sem deslocamento espacial. Dê asas a sua imaginação e descubra novas experiências com a gente!

Turismo :: MOTORHOMES – EXPERIÊNCIAS DE VIAGENS

Com Cíntia Fracalanza e Fábio Caetano Dias. Uma roda de conversa para conhecer sobre o universo dos motorhomes, as inspirações, experiências, criações e adaptações de veículos para este fim e como a adesão a esse tipo de locomoção altera a nossa relação com as viagens e as novas geografias afetivas que construímos nesses percursos. Com participação especial da Jãobiraka.

Dia 3/2, quinta, das 19h às 21h.

Quiosque do Galpão. Grátis. Livre.
Inscreva-se aqui.
Com interpretação em Libras.

 

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO

Central de Atendimento – (19) 3737-1500

CANAIS SESC CAMPINAS

YouTube: youtube.com/campinas
Site: sescsp.org.br/campinas
Facebook: facebook.com/sesccampinas
Instagram: instagram.com/sescspcampinas