Professora Juliana indica adoção de sistema digital para integrar dados dos serviços da assistência social

A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma indicação sugerindo que a Administração implante um sistema digital para integrar e gerenciar os dados das famílias atendidas pelos serviços da assistência social no município. A parlamentar também discutiu a ideia com o novo secretário de Comunicação e Tecnologia da Informação, Allisson Roberto, em reunião realizada nesta quarta-feira (26).

Na indicação, a vereadora cita o déficit de profissionais na área da assistência e diz que constatou, durante visitas às unidades ao longo de 2021 e em diálogo com os servidores, que eles gastam boa parte de seu tempo de trabalho na elaboração de relatórios periódicos e na busca de informações que hoje encontram-se dispersas e fragmentadas em cada um dos serviços.

“Com os dados dispersos e armazenados de diferentes maneiras em cada serviço, perde-se um tempo nessa busca por informações, e isso reflete na sobrecarga dos profissionais, que já são poucos, afetando por consequência a qualidade do serviço”, disse.

A parlamentar cita ainda na indicação que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) já está em vigência e que é necessário adequar o armazenamento e tratamento dos dados pessoais na área da assistência ao que é exigido na legislação.

Como alternativa para essa demanda, Juliana indica no documento que a prefeitura de Americana adote um sistema digital de integração de dados e processos dos serviços da assistência social, com objetivo de otimizar o trabalho dos profissionais, a produção de relatórios e o acompanhamento dos usuários, bem como melhorar significativamente a qualidade do serviço prestado a eles.

“Além da indicação, também estivemos com o secretário Allisson, que está à frente da recém-criada secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação, para apresentar essa e outras demandas que avaliamos serem importantes para garantir a segurança dos dados e a otimização dos serviços”, relatou a vereadora.

A indicação será incluída na pauta da sessão ordinária desta quinta-feira (27) e encaminhada à prefeitura para análise e atendimento.