Direito assegurado a pessoas com autismo, vagas de estacionamento exclusivo são sinalizadas em Holambra

O Setor de Trânsito de Holambra deu início essa semana à adaptação de placas de sinalização de vagas de estacionamento para uso exclusivo de pessoas com deficiência. Cerca de 60 delas receberão selos indicativos de autorização para parada de moradores com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ainda que não sejam eles os condutores.

O direito de uso dessas vagas por cidadãos com TEA existe desde dezembro 2012, a partir da publicação da Lei Federal nº 12.764. Muitos, no entanto, desconhecem a permissão, sinalizada agora pelos selos.

O veículo estacionado deve exibir o Cartão DEFIS, de autorização, que pode ser solicitado junto à Polícia Municipal, na Rua Proteas, 74. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

De acordo com o gerente de trânsito Claudenir Chichem, quase toda a região central da cidade já foi sinalizada – e a expectativa é que o serviço seja concluído até o final da primeira semana de fevereiro.

“Muitas pessoas desconhecem que têm esse direito. Estamos procurando informar e assegurar que elas possam usufruir do benefício”, disse.