Marcos Caetano questiona valor pago e número de vagas em instituições de longa permanência para idosos

O vereador Marcos Caetano (PL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre as instituições de longa permanência para idosos com termo de colaboração vigente com o município.

No documento, o parlamentar destaca que muitas pessoas procuraram seu gabinete se queixando da falta de vagas nas instituições. Marcos Caetano relata ter visitado e fiscalizado diversas dessas instituições no município e verificado que as vagas ofertadas estão todas preenchidas, acrescentando que em conversa informal com os dirigentes e funcionários constatou que o valor pago pela prefeitura por vaga é inferior ao cobrado pela iniciativa privada, o que pode comprometer a qualidade do atendimento aos idosos.

“Muitas famílias enfrentam dificuldades para cuidar de seus entes queridos quando atingem a terceira idade, pois se de um lado é inexistente a possibilidade de vaga em uma das instituições com termo de colaboração vigente com a municipalidade devido às poucas vagas ofertadas, aliado ao fato da enorme fila de espera, por outro lado existe a dificuldade de a família custear a estadia em uma instituição particular dado ao seu elevado custo”,

No requerimento, Marcos Caetano questiona qual a quantidade de vagas custeadas pela prefeitura e quais casos estão sendo atendidos. Pergunta ainda se há fila de espera por acolhimento e, em caso positivo, qual a quantidade de pessoas. Questiona também qual o valor pago pelo município por vaga e o que seria necessário para ampliar a oferta de vagas.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores na sessão ordinária de quinta-feira (3).