A criatividade como ferramenta para melhorar o mundo

Maratona da Criatividade, promovida pela Full Sail University, vai premiar a melhor produção de curtas-metragens produzidos nas escolas

Vivemos na era da criatividade. Ela integra o conjunto de habilidades subjetivas chamadas de soft skills, em um mercado de trabalho que valoriza cada vez mais o potencial criativo de seus colaboradores. Para incentivar a criatividade de jovens no mundo todo, a Full Sail University (Flórida, EUA) promove o projeto Maratona da Criatividade, que através do cinema vai premiar produções e soluções criativas relacionadas à Agenda 2030, para o Desenvolvimento Sustentável. Um total de 50 escolas do Brasil foi convidada a participar do projeto.

De acordo com dados de 2021, a expectativa é que a chamada Economia Criativa valerá US$15 bilhões, conforme a revista Forbes. Se a infância é marcada pela criatividade, esse potencial não se perde ao longo dos anos – precisa apenas ser incentivado. Albert Einstein disse que a “criatividade é a inteligência divertindo-se”. Nesse sentido, a Maratona da Criatividade é um convite ao divertimento e uma oportunidade para estudantes do Ensino Médio de todo o mundo se unirem para resolverem alguns dos maiores desafios do mundo por meio de uma competição de cinema.

Para fazer parte da Maratona Criativa e concorrer a prêmios, os estudantes de escolas convidadas precisarão fazer um curta metragem de 3 minutos, no qual apresentam alguma forma de solucionar os problemas listados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Os alunos vão trabalhar com soluções para impasses como acabar com a fome e a pobreza do mundo, promover saúde, bem-estar, energia, saneamento a todos, uso sustentável dos ecossistemas e outros.

As escolas que foram selecionadas para a Maratona Criativa deverão dividir os alunos em grupos de até cinco integrantes. O vídeo a ser produzido pelos estudantes ser postado no Facebook, de acordo com as diretrizes do concurso. O personagem principal? A criatividade.

Para o desenvolvimento do projeto, as equipes contarão com a orientação de um professor da mesma escola dos alunos da equipe. Os participantes também receberão mentoria online com experts em sustentabilidade, audiovisual, edição, design thinking, multilinguagens e outras áreas. Para participar do Maratona Criativa, o professor orientador e os estudantes devem se inscrever até 01 de abril de 2022 e o envio do material é até 30 de abril de 2022. A participação é voluntária e gratuita.

Cinco países estarão competindo na Maratona da Criatividade deste ano: Brasil, Colômbia, Índia México e Estados Unidos. Os alunos da equipe regional vencedora e o professor da equipe regional ganharão um cartão-presente no valor equivalente em reais a US$ 100 (cem dólares). Além de uma Experiência Virtual Full Sail Labs, a escola da equipe regional vencedora, os alunos da equipe regional vencedora e o mentor do grupo vencedor receberão um troféu do Desafio. Um pacote de prêmio adicional será concedido ao mentor e a cada membro da equipe vencedora global, que receberão um troféu da equipe do Desafio, uma GoPro Hero10 Black Bundle, que inclui câmera GoPro Hero10Black, Magnectic Swivel Clip, Bateria Extra, Floating Hand Grip, Cartão SD de 32GB e uma case para a câmera.

“A Full Sail University defende que a criatividade é o recurso mais valioso do ser humano. E acredita que o ato de criar pode ser estimulante, desafiador ou, às vezes, até assustador. Muitas vezes, pode ser uma mistura de todas as opções! Seja como for, a criatividade é a força que impulsiona o progresso, a expressão e a descoberta”, diz a Community Outreach Director da Full Sail University, Carol Olival. Deixar a criatividade brilhar em uma competição internacional de cinema que promove soluções criativas e a esperança de um futuro melhor em todo o mundo é o convite da universidade.

Inscrição

As equipes podem se inscrever até dia 01/04 através do site do Desafio
https://go.fullsail.edu/creativity-marathon