Chico atende grupo representante da enfermagem que reivindica redução da jornada para 30 horas

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, e o vice-prefeito Odir Demarchi receberam, na tarde desta terça-feira (8) um grupo de servidores públicos municipais que reivindicam a redução da jornada de trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de 40 para 30 horas semanais. Também participaram do encontro o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Americana, Toninho Forti, e a vereadora Leonora da Silva Périco.

Um grupo fez um manifesto pacífico na parte externa ao Gabinete do Prefeito e, prontamente, a Administração convidou uma comissão para conversar sobre a demanda apresentada. Os representantes dos servidores relataram que esta é uma solicitação antiga da categoria, baseada na Lei Municipal 5.627/14, e que consta na pauta de reivindicações do sindicato que ainda está em negociação com a Prefeitura. O objetivo do manifesto, segundo os organizadores, foi mostrar ao prefeito a importância deste item reivindicado por esses profissionais da saúde.

“Fiz questão de sair de um compromisso externo, quando soube da presença do grupo aqui na Prefeitura, para conversar com esses profissionais, que tanto se dedicam ao atendimento da nossa população”, destacou Chico.

Sobre a reivindicação para redução da jornada, o prefeito explicou o esforço da gestão em garantir a saúde financeira do município e o pagamento em dia de todos os servidores. “Vamos levantar os números para saber efetivamente qual é o impacto financeiro que essa questão causaria e se a Lei de Responsabilidade Fiscal seguiria sendo cumprida, que é uma obrigação nossa”, afirmou o prefeito.

Chico reiterou que a Administração Municipal pretende realizar concurso público, que é necessário especialmente para a área da Saúde. “É legítima a reivindicação de vocês, mas se você tira algo, tem que repor. Vontade não nos falta, o que precisamos encontrar é a forma e o jeito de fazer seguindo a nossa responsabilidade com a gestão dos recursos públicos”, disse.

Ficou definido que um representante do grupo de enfermagem vai participar da próxima reunião entre Prefeitura e sindicato. O objetivo é que o profissional possa contribuir com sugestões que viabilizem o atendimento da redução da jornada pretendida.