Thiago Brochi debate ações de saúde pública e vacinação de Covid-19 com coordenadora da Vigilância Epidemiológica

O vereador Thiago Brochi (PSDB) reuniu-se nesta quarta-feira (9) na Unidade de Vigilância em Saúde (Uvisa) com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Americana, Carla Brito Soares, para debater ações de saúde pública e falar sobre os esforços para a vacinação contra a Covid-19 no município.

Um dos assuntos discutidos durante a reunião foi a importância de pais e responsáveis levarem as crianças entre cinco e onze anos para receberem a imunização. “Há muita desinformação e resistência na população”, comentou a coordenadora.

Durante o encontro, Carla também alertou para o intervalo entre a primeira e a segunda dose, cujo prazo consta no cartão de vacinação. Até agora foram aplicadas 6.160 doses únicas, 7.788 doses pediátricas, 1.153 doses pediátricas adicionais, 194.891 da primeira dose, 182.260 da segunda, 98.317 da terceira e 199 da quarta dose. Desde o início da pandemia, em março de 2020, Americana registrou mais de 37 mil casos positivos, 35 mil recuperados e 940 óbitos.

A coordenadora informou também que, além das unidades básicas de saúde, a secretaria de Saúde de Americana fez parceria com a iniciativa privada, para disponibilizar mais locais de vacinação em redes de farmácias. “É uma maneira de ampliar os esforços da prefeitura para alcançar o maior número de pessoas”, detalhou.

“Apesar da taxa de ocupação dos leitos para Covid-19 estar controlada e as mortes reduzindo, é necessário manter os esforços da vacinação”, reforçou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Ao final da reunião, Brochi ressaltou a importância da vacinação de crianças e adolescentes. “É preciso aumentar a cobertura vacinal dessa faixa etária entre cinco e 11 anos”, concluiu o vereador.