Dr. Daniel pede retomada de cirurgias e realização de mutirão para reduzir fila de espera

O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma indicação na qual sugere à prefeitura a retomada dos procedimentos cirúrgicos e a realização de mutirão na rede municipal de saúde.

No documento, o parlamentar menciona que o período agravante da pandemia de Covid-19 passou e que é necessária a retomada das cirurgias, que foram adiadas em razão da ocupação dos serviços de saúde pelas internações por causa do coronavírus.

“Vale ressaltar que, antes mesmo da pandemia, muitos pacientes aguardavam o agendamento da cirurgia, pois a rede pública não é compatível com a demanda existente. Tal situação agravou-se com essa pandemia, resultando num período de suspensão de todas as cirurgias eletivas e outras consideradas de urgência”, comenta.

Dr. Daniel destaca receber muitos pedidos de ajuda de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam pelo agendamento da cirurgia e cita procedimentos relacionados à vesícula, ortopédicos, apendicites, aparelho digestivo e intestinal, entre outros.

“Observamos uma inércia em relação à retomada das cirurgias eletivas e de urgência na rede municipal de saúde, principalmente em relação aos procedimentos realizados no hospital municipal, situação que motivou esse pedido para que a administração empenhe-se em planejar a retomada na realização dessas cirurgias, inclusive com a realização de um mutirão para possibilitar reduzir a atual fila de espera”, conclui.

A indicação será relacionada na pauta da sessão ordinária desta quinta-feira (24) e encaminhada à prefeitura para análise e atendimento.