Prefeito Leitinho recebe representantes da PM para discutir ações de Segurança Pública em Nova Odessa

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, recebeu em seu gabinete nesta terça-feira (22/03) a coordenadora operacional do 48º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior, responsável pela região), major Soraya Jorge Santana, e o comandante do Pelotão de Nova Odessa da corporação, tenente Denis Boschi, para debater novas ações conjuntas de Segurança Pública na cidade. Estava presente o chefe de Segurança do Município, coronel Carlos Fanti, responsável pela GCM (Guarda Civil Municipal).

Foram discutidas medidas como o incremento do policiamento ostensivo preventivo em algumas regiões da cidade, além de ações visando combater especificamente os delitos (tipos de ocorrências policiais que mais têm afetado a comunidade local nos últimos meses) – dentre eles os furtos de veículos do tipo utilitários esportivos e picapes, de catalisadores de carros e de cabos de cobre.

No caso dos catalisadores e dos cabos de cobre, além do policiamento preventivo direcionado com base nas estatísticas criminais disponíveis, as medidas a serem tomadas devem incluir também a identificação de eventuais receptadores, com apoio do Setor de Fiscalização do Município. Na manhã da própria terça-feira, um indivíduo foi preso em nova Odessa pela PM com 5 quilos de fios possivelmente furtados.

“Nossa preocupação no momento são os furtos e roubos de SUVs de grande porte. Mas em todos os casos de crimes contra o patrimônio, é muito importante que a vítima faça o registro o boletim de ocorrência junto à Polícia Civil, ou mesmo na Delegacia Eletrônica (disponível em https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home), imediatamente, e que não deixe de registrar a ocorrência”, explicou a major Soraya.

“Precisamos incentivar o registro de toda ocorrência de furto. Só assim teremos dados estatísticos ainda mais confiáveis, com números reais da criminalidade em cada ponto da cidade e da região, saberemos quais são as áreas mais sensíveis a determinado tipo de crime, podendo direcionar melhor o policiamento”, garantiu o tenente Boschi.

“Desde o início do nosso mandato, em janeiro de 2021, temos tido um diálogo muito produtivo com as polícias Civil e Militar da região, trocamos informações, impressões da população, o que tem ajudado o trabalho tanto das polícias quanto da nossa Guarda Municipal. Não importa se quem atende a ocorrência ou faz a prisão é um policial militar, um policial civil ou um agente da nossa GCM; o importante é darmos uma sensação de segurança cada vez maior para o nosso cidadão, e isso só se consegue com essa integração”, defendeu o prefeito Leitinho.

“Foi uma ótima reunião, porque assim conseguimos mapear os problemas que afetam Nova Odessa em particular. Essa aproximação (do comando da PM) com o prefeito e o coronel Fanti é excelente, porque conseguimos trazer as informações da Polícia Militar, ouvir os problemas que a cidade enfrenta, termos acesso às estatísticas da GCM e, com isso, planejar e realizar ações integradas com a GCM, para chegarmos aos melhores resultados para a população”, completou a coordenadora operacional do 48º.