Dr. Daniel questiona transporte social de pacientes da cidade

O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre procedimentos adotados para o transporte social de pacientes da saúde.

No documento, o parlamentar afirma ter recebido reclamação de uma paciente, moradora de Americana, que passou por procedimento cirúrgico e faz acompanhamento médico em Campinas, dependendo do transporte social do município para o deslocamento. Segundo Dr. Daniel, a pessoa foi informada de que o ponto de partida da ambulância é o estacionamento da secretaria municipal de Saúde e que o veículo não pode buscar os pacientes na residência.

“Essa negativa motivou o descontentamento da paciente, pois a mesma encontra-se debilitada, utilizando de drenos, e não pode ser atendida em sua residência pelo transporte social, devendo buscar outros meios de transporte para chegar até à secretaria de Saúde para, então, ser transportada até Campinas”, relata Dr. Daniel. “A princípio, entendemos que o transporte social deve atender os pacientes em suas respectivas residências, quando encontram-se em situação similar a dessa paciente”, frisa.

No requerimento, Dr. Daniel questiona as razões de o transporte social não atender os pacientes debilitados buscando nas residências e qual a recomendação da secretaria de Saúde quando o paciente tiver esse pedido negado. Pergunta também quantos veículos e motoristas estão à disposição para o serviço, quais os tipos de veículos e se o transporte também é feito aos finais de semana, feriados e pontos facultativos.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores na sessão ordinária de quinta-feira (31).