Empresa brasileira anuncia fábrica de veículos no Sertão de Pernambuco

Grupo NBR promoveu um evento nesta semana para lançar pedra fundamental de sua linha de produção que contará com um modelo compacto que pode ser usado como buggy

Grupo Novo Brasil (NBR) anunciou nesta semana o lançamento da pedra fundamental de sua fábrica de automóveis. Segundo a empresa, a linha de produção será erguida na cidade de Araripina, no sertão de Pernambuco, em uma área de 29 hectares. A previsão é que as obras comecem ainda no primeiro semestre, com um investimento inicial de R$ 260 milhões.

De acordo com o NBR, a ideia é utilizar plataformas modulares para a criação de seus carros. A promessa é ter como primeiro modelo um carro compacto para até cinco pessoas, e que pode ser transformado em um buggy totalmente aberto. A estrutura seria modular com o chassis sendo feito de fibra de carbono ou fibra de vidro, segundo a empresa.

“Nossa montadora ocupa uma lacuna em que não há concorrente em nenhum país do mundo. Grandes marcas apresentaram protótipos de buggies que ainda não chegaram ao mercado. Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento do nosso estado, levando outras oportunidades à região conhecida por ser o polo gesseiro pernambucano”, disse o diretor-presidente do grupo, Evandro Lira.

Para impulsionar o carro, a empresa garante que vai oferecer uma ampla gama de motores, sem especificar qual seria a origem deles. As opções seriam: 1.0, 1.0 turbo, 1.3 e 1.5, todos flex. Os carros poderão ter tração 4×2 ou 4×4, e a suspensão será independente nas quatro rodas. Direção hidráulica e sistema de iluminação em LED estariam na lista de equipamentos.

A promessa é que o preço inicial seja de cerca de R$ 66 mil, valor próximo do praticado pelos carros mais baratos do Brasil na atualidade, o Fiat Mobi e o Renault Kwid.

Projeção mostra como deverá ser a fábrica da NBR, em Pernambuco
Projeção mostra como deverá ser a fábrica da NBR, em Pernambuco. Imagem: Divulgação

Fábrica

As informações fornecidas pelo NBR dizem que a fábrica de Araripina deverá iniciar a fabricação dos veículos no segundo semestre de 2023. A capacidade instalada será de 1.600 carros por mês, mas que inicialmente atingirá um ritmo mensal de 1.200 veículos.

Os carros serão vendidos em lojas próprias da NBR e em revendas homologadas, em Recife, Natal, Fortaleza, Florianópolis e São Paulo. A empresa não detalhou

Evandro Lira possui uma empresa denominada Montadora Brasil Ltda, que tem como sócio Paulo Roberto Albuquerque Carvalho. Ela foi aberta em 2012 e seu domínio na internet (www.montadorabrasil.com.br) remete ao site do Grupo NBR (www.gruponbr.com.br).

O site entrou em contato com a assessoria de imprensa para saber mais detalhes sobre a operação da NBR. Assim que os questionamentos forem respondidos, uma nova reportagem será feita com todas as informações.