Com a criação da submarca Ioniq, a Hyundai colocou os carros elétricos no centro das atenções e sabemos que haverá inúmeros lançamentos de modelos zero emissões ‘parentes’ do Ioniq 5 chegando ao mercado nos próximos anos.
Mas quantos serão? Quem respondeu foi Jaehoon Chang, presidente e CEO do Grupo Hyundai, durante a conferência de imprensa na qual apresentou o cronograma de agora até 2030: haverá 17 carros elétricos a caminho. Destes, 6 serão da marca de luxo Genesis, enquanto os outros 11 farão parte da família Hyundai. A meta é vender 1,87 milhão de carros elétricos por ano até o final da década.
SUVs e muito mais
Os detalhes sobre a identidade desses futuros carros elétricos têm sido escassos: na verdade, na coletiva de imprensa, se falou de estilos de carroceria. Para a Hyundai, são esperados 3 sedãs, 6 SUVs, um veículo comercial leve e um “novo modelo” não especificado. O primeiro a chegar será o Ioniq 6, um sedã cupê antecipado há algum tempo pelo Prophecy Concept, previsto para 2022, enquanto que em 2024 será a vez do Ioniq 7, um SUV médio com estilo bem peculiar e antecipado pelo Hyundai Seven Concept.
A marca Genesis verá sua gama crescer com 4 SUVs e dois outros modelos dos quais ainda não sabemos nada. Para começar, o GV70 chegará, seguido pelos outros modelos cujos nomes ainda não são conhecidos.
Plataforma IMA
Para apoiar o desenvolvimento de novos modelos, também foi anunciado o desenvolvimento de uma nova plataforma modular para veículos elétricos, a IMA (Integrated Modular Architecture).
Fábricas e baterias
Para apoiar o crescimento de sua família de veículos elétricos, o grupo coreano abrirá novas fábricas a partir da unidade na Indonésia, onde apenas carros elétricos serão produzidos até o final do ano.
Modelos que precisarão de mais baterias, por isso a Hyundai trabalhará para estabelecer novas alianças estratégicas com as principais empresas do setor. Suprimentos que, de acordo com o que foi declarado, atualmente permitem cumprir as metas de vendas até 2023 e que no futuro crescerão, chegarão a 170 GWh anuais até 2030.
Quanto às tecnologias de última geração, como baterias de estado sólido, a Hyundai está trabalhando com vários parceiros globais para melhorar a densidade energética e cortar custos, mas ainda não cravou uma data para essa tecnologia ter aplicação comercial.