Atletas de Projeto da Prefeitura de Nova Odessa são campeão e vice do Championship Revolution de Muay Thai

Uma excelente notícia para o esporte de Nova Odessa. Os atletas Alex Layon e Henrique Marto, de 20 anos, sagraram-se campeão e vice, respectivamente, do Championship Revolution de Muay Thai, disputado no último sábado (26/03) em Campinas. Os garotos subiram ao ringue nas categorias 54 kg e 55 kg e trouxeram o “Mongkon” (espécie de cordão) – ou o troféu dourado e prateado para casa.

O evento esportivo contou com equipes de todo o estado de São Paulo. O estreante Alex Layon derrotou Rodrigo Evangelista (da academia Pierre Fight Team) e faturou o título. Já Henrique Marto não conseguiu passar por Cadu Guerra (da Monster) e ficou com o vice-campeonato. Essa foi a terceira luta dele, que foi campeão do Muay Thai Fight Pró-2019 e vice-campeão do desafio Jab Direto ano passado.

Os lutadores fazem parte do projeto social da Secretaria Municipal de Esportes, cujas escolinhas acontecem no Ginásio do Santa Rosa e contam com aproximadamente 40 alunos – dos 5 aos 60 anos. Os atletas novaodessenes também representam a equipe Naja, do professor Juliano Henrique Cavaglieri, o Juliano Naja, que ensina a arte há 10 anos.

“Ficamos imensamente felizes pelos nossos atletas. Temos apoiado em nossa gestão todas as modalidades esportivas, porque o esporte é fundamental na vida da criança, do jovem, do cidadão. Seguimos trabalhando para cada dia mais potencializar as oportunidades esportivas às crianças e adolescentes do município. Parabenizo o Alex e o Henrique pela conquista e também o professor Juliano. Ver nossa garotada se destacando em vários tipos de esportes nos enche de orgulho”, comemorou o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho.

Para Juliano Naja, é gratificante ver o talento do Alex e Henrique. “O Henrique fez uma excelente luta, mas infelizmente não conseguiu vencer o adversário. Já o Alex estreou com vitória, fez uma das melhores lutas do evento e ainda controlou o adversário do início ao fim. Eles estão de parabéns pela garra, assim como outros alunos do projeto social da Prefeitura”, comentou Juliano Naja, que afirmou já estar preparando novos atletas de Muay Thai com o foco no amador do Campeonato Paulista e Brasileiro deste ano.

O crescimento do esporte em todas as modalidades, segundo o secretário municipal de Esportes, Thiago Gentil, se deve ao apoio por parte da atual gestão, ou seja, dar todo suporte para que o cidadão novaodessense tenha estrutura para praticar o esporte na cidade.

“A área esportiva também é uma prioridade do nosso prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho. A Secretaria de Esportes vai ofertar neste ano de 2022 o máximo de atividades e competições esportivas, visando difundir todas as modalidades. E o Muay Thai é uma das escolinhas que já estão revelando talentos. Estão de parabéns o Alex e o Henrique, que representaram maravilhosamente a nossa cidade, e o professor Juliano”, disse Gentil.

As aulas de Muay Thai ofertadas pela Prefeitura acontecem toda terça e quinta, às 19h30, ao lado da academia no Ginásio do Jardim Santa Rosa, “palco” das principais atividades esportivas do município e onde funciona também a Secretaria Municipal de Esportes.

“Temos várias atividades esportivas, além do Muay Thai, à disposição das crianças e jovens de Nova Odessa. As modalidades vêm crescendo muito, inclusive o Muay Thai e o judô, que tem tido boa procura, assim como o futebol. Enfim, queremos que Nova Odessa continue revelando talentos e se destacando, tendo seu nome enaltecido em competições locais, regionais e estaduais “, disse o secretário-adjunto José Henrique de Carvalho.

PROJETO SOCIAL

O Muay Thai (ou boxe tailandês, arte marcial originária na Tailândia e principal esporte naquele país) é uma das modalidades que a Prefeitura de Nova Odessa oferece aos moradores, por meio da Secretaria de Esportes. Além do Muay Thai, o projeto social conta também com turmas nas modalidades de judô, kung fu, vôlei, vôlei adaptado, handebol, futebol, futsal, jogos de mesa e ginástica localizada.

Os ginásios da cidade também sediam jogos da Liga Metropolitana de Basquete, inclusive foi palco da grande final em dezembro, quando os atletas da casa faturaram o título. O Projeto “Além da Cesta” sagrou-se campeão ao derrotar pela categoria livre a equipe do KNN Idiomas de Itupeva pelo placar de 87 a 58.

Além disso, crianças e adolescentes estão sendo atendidos nos projetos sociais dos clubes amadores de futebol, responsáveis pela utilização dos campos municipais espalhados pela cidade.