Gualter Amado se reúne com dirigentes do Consimares para discutir adesão de Americana

O vereador Gualter Amado (Republicanos) reuniu-se nesta segunda-feira (28) com o presidente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), Maurício Baroni Bernardinetti, e o superintendente Valdemir Ravagnani, para discutir a possibilidade de adesão do município americanense.

“Americana foi uma das primeiras cidades a fazer parte do Consimares. No entanto, devido aos problemas financeiros que o município passou, foi preciso deixar o consórcio. Hoje fomos (na reunião) para entender melhor a situação do município e alinhar uma agenda junto ao prefeito Chico Sardelli (PV)”, relatou Gualter.

A reunião teve a presença dos prefeitos de Nova Odessa e Sumaré, Cláudio José Schooder, o Leitinho, e Luiz Alfredo Dalben (vice-presidente do consórcio), respectivamente.

Em 2009 as cidades de Americana, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré constituíram o Consimares como forma de compatibilizar uma gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos, observando que o assunto era de comum interesse nos municípios.

Com objetivos específicos foram executadas as seguintes atividades: sistematização dos dados e as informações dos municípios sobre os resíduos sólidos urbanos a partir dos trabalhos já concluídos; mapeamento das áreas de concentração de trabalho dos catadores de materiais recicláveis; identificação dos grupos de catadores de materiais recicláveis; identificação das fragilidades e potencialidades do sistema de limpeza urbana, coleta e de reciclagem dos municípios; e desenho dos cenários para a gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos pelo consórcio.