Thiago Brochi participa de ações do Movimento Roxo para conscientizar sobre a epilepsia na sociedade

O vereador Thiago Brochi (PSDB) participou neste domingo (27), na frente do Jardim Botânico de Americana, das ações do Purple Day, pela campanha Movimento Roxo. A iniciativa faz parte do mês Março Roxo, instituído no calendário do município por lei de autoria do parlamentar, para conscientizar sobre os direitos das pessoas com Epilepsia.

O evento teve a presença da presidente da Federação Brasileira de Epilepsia (EpiBrasil), Veviane Spergue. “Em 2019 aprovamos a lei e desde então são discutidas ideias e implantadas ações em prol dessa importante causa no município”, ressalta Thiago Brochi. A lei prevê ações educativas, de reflexão, de avaliação e de melhoria, visando eliminar dificuldades e favorecer a inclusão das pessoas com epilepsia na sociedade.

O objetivo do Movimento Roxo é difundir o acesso ao serviço de saúde, a inclusão em escolas e no mercado de trabalho. Segundo Veviane, são quase 4 milhões de pessoas no Brasil. “É um mês todo dedicado a essa causa que batalhamos. Pra trazer um pouco mais de conforto e dignidade às pessoas que sofrem com a doença”, explica.

A epilepsia é considerada uma doença no cérebro, caracterizada por crises recorrentes e reversíveis que duram entre alguns segundos ou até alguns minutos. O Purple Day (Dia Roxo) é comemorado oficialmente a nível global desde o ano de 2.008, devido à uma canadense, Cassidy Megan, na época com nove anos de idade.

Veviane Spergue faz parte do MAPE (Movimento de Apoio às Pessoas com Epilepsia) – Americana. Através do site www.movimentoroxo.com.br é possível saber mais informações a respeito do assunto e receber materiais informativos.