Dr. Daniel questiona disponibilidade de consultas com endocrinologista na rede pública

O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre a disponibilidade de médico endocrinologista na rede municipal de saúde.

No documento, o parlamentar cita que em agosto de 2021 questionou a administração municipal sobre a disponibilidade de consultas com endocrinologista na rede municipal de saúde. Segundo Dr. Daniel, na época a motivação foi a informação de que mais de 1.600 pessoas aguardavam por uma consulta com especialista.

O vereador menciona também que, na ocasião, foi informado que através do Consórcio de Saúde, bem como mediante a volta das atividades do AME Campinas, retornariam os atendimentos da especialidade. Informou ainda que a prefeitura estava impedida de realizar concurso público para a contratação de especialista no período de pandemia.

“Acontece que constantemente recebemos reclamação de pessoas que aguardam por consulta com um endocrinologista. Que procuram pela secretaria municipal de Saúde e são informados que ainda não há previsão. Considerando o tempo contratual já existente entre a prefeitura e o Cismetro e a possibilidade da realização de concurso público desde o início deste ano, entendemos que já existiu tempo hábil para o restabelecimento no agendamento de consultas com essa especialidade”, afirma o autor.

No requerimento, Dr. Daniel questiona a quantidade de pacientes atualmente aguardando por consulta com endocrinologista e, desde o início do contrato firmado com o Consórcio Cismetro, quantas consultas com o especialista foram realizadas. Pergunta também quantas vagas em endocrinologia foram disponibilizadas desde a retomada dos atendimentos pelo AME Campinas e se há previsão de disponibilidade de novas vagas de consulta. Por fim, questiona se já foi preenchido o cargo existente no quadro funcional da prefeitura para a especialidade.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores na sessão ordinária de quinta-feira (31).