Holambra abre cadastro para castração gratuita de animais na próxima segunda-feira

A Prefeitura de Holambra irá abrir na próxima segunda-feira, dia 4 de abril, cadastro para holambrenses que desejem castrar gratuitamente seus cães e gatos. O serviço será realizado por duas clínicas particulares do município credenciadas ao Cismetro, o Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas.

Os interessados devem acessar o portal do Governo, em www.holambra.sp.gov.br, e clicar em Serviços, Utilidade Pública, Castração Animal. O sistema irá gerar uma autorização para que o morador vá até a clínica. O cão ou gato passará por avaliação e, em seguida, será realizado o agendamento do procedimento.

“A castração já é um serviço oferecido gratuitamente aos animais de moradores em situação de vulnerabilidade social e que são monitorados pelo Departamento de Promoção Social e também aos que são encaminhados para a Associação de Reabilitação e Controle Animal (Arca) de Holambra. De agosto do ano passado até agora 450 cães e gatos realizaram a cirurgia. Agora a ação será ampliada para todos os moradores da cidade que possuem um cão ou gato de estimação, macho ou fêmea”, explicou o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias.

“Nossos objetivos com essa ação são promover ainda mais a saúde e o bem-estar de cães e gatos, estimular a posse responsável, além de controlar a reprodução desordenada desses animais e a propagação de doenças de relevância para a saúde pública”, explicou o prefeito de Holambra, Fernando Capato.

Mais informações podem ser obtidas na Vigilância em Saúde do Município. O telefone para informações é o (19) 3802-2744.