Prefeitura de Nova Odessa abre inscrições para 2ª etapa Programa de Castração de ‘pets’ de famílias carentes

Serão realizadas mais 900 cirurgias gratuitas – além das 1.000 da primeira etapa, já em fase final

 

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, anunciou nesta semana o lançamento da 2ª etapa do Programa Municipal de Castração e Microchipagem gratuitas de animais domésticos de famílias carentes, preferencialmente os SRDs (Sem Raças Definidas). Desta vez, serão operados mais 500 cães e 400 gatos. As inscrições dos interessados começam na próxima segunda-feira, dia 04 de abril, novamente na Central de Atendimentos do Paço Municipal.

Esta segunda etapa do programa foi viabilizada graças a uma emenda parlamentar de R$ 200 mil destinada ao Município pelo deputado estadual Delegado Bruno Lima, em atendimento a um pedido do prefeito – que é médico veterinário e defensor histórico da causa animal na cidade. A empresa vencedora da licitação cobrou pelo serviço R$ 274.980,00, sendo a diferença bancada pela Prefeitura com recursos próprios.

Segundo Paula Faciulli, médica veterinária encarregada do Setor de Zoonoses, a clínica vencedora da licitação na modalidade pregão eletrônico foi a Veterinária Piconi. Trata-se da mesma empresa que venceu a licitação anterior, e por isso continua realizando também as cirurgias da 1ª etapa do Programa de Castração da Prefeitura, iniciada em 2021 e bancada com recursos próprios. Na primeira etapa, foram contratadas 1.000 cirurgias – sendo 600 cães e 400 gatos –, das quais restam 185 vagas para cães.

“Como se trata da continuidade do programa iniciado ano passado, os critérios para atendimento das famílias continuam os mesmos, bem como a forma de inscrição e a documentação necessária”, salientou a encarregada da Zoonoses.

O programa iniciado em 2021 beneficia também animais abandonados e abrigados por ONGs ou cuidadores voluntários da cidade. Todo o processo é conduzido pela equipe técnica do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde. São realizadas aproximadamente 40 cirurgias por semana.

“Só com a castração a gente vai evitar o abandono, as crias indesejadas e os maus-tratos aos animais. Estamos também identificando os animais castrados, o que também é muito importante para localizar um animal perdido. Aproveitem a oportunidade do nosso Programa gratuito e façam a inscrição para castração e chipagem do seu cachorrinho ou gatinho”, explicou recentemente o prefeito Leitinho.

Podem participar do programa de castração proprietários de cães e gatos que morem em Nova Odessa e que sejam de famílias de baixa renda, e preferencialmente animais SRD (Sem Raça Definida).

PARA CADASTRAR

Onde: Setor de Protocolo da Prefeitura, na Avenida João Pessoa, nº 777 – Centro
Horário: de segunda a sexta, das 8h30 às 15h ou até acabarem as senhas (100 por dia)
Exigências: ser morador de Nova Odessa e de família de baixa renda
Documentos: cópias do RG, CPF, comprovante de endereço, Cartão + Saúde (novo) em nome de quem vai fazer a inscrição. Caso o comprovante de endereço não esteja no nome da pessoa, é preciso apresentar declaração ou cópia do contrato de aluguel. Se estiver no nome do pai ou mãe, não é necessário