Dr. Daniel questiona indisponibilidade de consultas com urologista na rede municipal de saúde

O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre a indisponibilidade de consultas com urologista na rede municipal de saúde.

No documento, o parlamentar relata ter sido procurado por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que reclamaram da demora no agendamento de consultas com médico urologista. Segundo Dr. Daniel, são pacientes que possuem encaminhamento para a especialidade junto ao setor de regulação, aguardando a disponibilidade de vaga.

“A indisponibilidade de consultas com urologista na rede municipal é motivo de reclamações desde o ano passado, quando eram mais de 1.700 pacientes aguardando pelo agendamento. Em novembro, mês de prevenção ao câncer de próstata, a administração divulgou a realização de mutirão para consultas em urologia, por meio do consórcio de saúde Cismetro. Entretanto, após aquele anúncio, observa-se uma descontinuidade no atendimento a essa especialidade”, frisa o autor.

No requerimento, Dr. Daniel questiona se no mês de novembro foram realizados mutirões para atendimentos em urologia e quantos pacientes foram atendidos. Pergunta também quantos pacientes aguardam por uma consulta com urologista, se a prefeitura está providenciando a contratação de especialista para atendimento no núcleo de especialidades e quantas consultas mensais em urologia são disponibilizadas pelo consórcio de saúde Cismetro para pacientes da cidade.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores na sessão ordinária de quinta-feira (7).