Em resposta a requerimento de Dr. Wagner Rovina, DAE revela pedido ao ARES-PCJ para reduzir taxa mínima de água para pequenos comércios

O vereador Dr. Wagner Rovina (PV) recebeu ofício da prefeitura de Americana em resposta a um requerimento de sua autoria (nº 277/2022) em que pedia informações do Poder Executivo sobre o valor da taxa mínima de água em relação aos pequenos comércios de Americana. No documento, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) informou que já foi encaminhado para a ARES-PCJ um pedido de estudo de viabilidade para redução da taxa mínima de cobrança de categoria de 10 para 6 metros cúbicos para pequenos comércios.

No requerimento, o parlamentar relata ter sido procurado por comerciantes e empresários que questionaram o valor cobrado e alegam que não há incentivo aos pequenos empresários. Segundo Dr. Rovina, a taxa de R$ 73,08 é considerada alta por quem consome pouco ou tem consumo zerado no mês.

No requerimento, Dr. Rovina questionou se existe algum programa de incentivo para micro e pequenas empresas em relação à taxa mínima de água e, em caso negativo, se o DAE já cogitou alguma solução para essa situação.

“Fui informado que já foi realizado um encaminhamento e que o estudo está em andamento. Isso é extremamente importante para os pequenos comerciantes que estão lutando para manter as portas abertas. Muitos deles enviaram fotos do hidrômetro que comprovam que o consumo é menor que a tarifa mínima cobrada”, destacou o vereador.