Dr. Wagner Rovina pede informações sobre as ações de combate à dengue em Americana

O vereador Dr. Wagner Rovina (PV) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre as ações de combate em relação aos casos de dengue no município, tendo em vista o aumento do número de casos e a preocupação de moradores.

No requerimento, o parlamentar relata que foi procurado por moradores de vários bairros que reclamam do aumento de pernilongos, e consequentemente da alta nos casos da doença na cidade. As pessoas, segundo Dr. Rovina, se queixam ainda que o aumento da quantidade de insetos chega a ser “insuportável” no período noturno e citam uma preocupação extra pelo fato de o Aedes aegypti também ser propagador de outras doenças, como Zika e a Chikungunya.

No documento, o parlamentar frisou que, de acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de dengue aumentou em 43,9%, sendo 161.605 notificações de prováveis infectados, com uma incidência de 75,8 por 100 mil habitantes. Em Americana, nos três primeiros meses deste ano, 263 casos de dengue foram registrados. “O número é quase quatro vezes mais do que a quantidade notificada no mesmo período de 2021, quando 68 pessoas contraíram a doença”, destaca.

“É muito importante que além da população fazer a sua parte, realizando cuidados básicos como esvaziar pontos de água parada, vasos de plantas, caixas d’água e piscinas, o Poder Executivo realize campanhas de conscientização e nebulização de veneno para conter essa proliferação de pernilongos e diminuir os casos de dengue em Americana”, reforça o autor.

No requerimento, Dr. Rovina questiona se estão sendo aplicadas medidas para conter a proliferação de pernilongos. Pergunta também se as campanhas de conscientização estão sendo lançadas e, em caso de resposta negativa, apresentar justificativa e esclarecimento sobre as providências que serão tomadas para solução e qual o prazo.