Fundo Social de Solidariedade desenvolve ações para inclusão da população vulnerável

O Fundo Social de Solidariedade de Americana trabalha com diversas ações para a melhoria da qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade e risco social, em condições de extrema pobreza e baixa renda. Além dos projetos desenvolvidos para a inclusão das pessoas que mais precisam, são promovidas campanhas para o atendimento emergencial e imediato, que contam com o envolvimento e a participação da sociedade.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lionela Ravera Sardelli, ressaltou a importância da participação da sociedade para o desenvolvimento das ações e o engajamento da população. “A sociedade é participativa, sensível às questões sociais abordadas com transparência e credibilidade pela equipe do Fundo Social e de seus parceiros e apoiadores. São ações permanentes realizadas durante todo o ano que reforçam o atendimento às famílias, fortalecendo os laços de união e positividade tanto para quem recebe como para quem doa”, diz Lionela.

A reciprocidade é fundamentalmente a base deste trabalho social que cuida, alimenta, capacita, gera renda e promove a inclusão e a dignidade de tantas pessoas. “Todos os projetos e ações estão interligados, existe uma rede que sustenta e dá suporte no Poder Público, nos governos estadual e federal, no terceiro setor, mas existe a solidariedade das pessoas e inúmeros apoiadores e colaboradores que fazem a sua parte também, cada um com sua particularidade e independência. É uma ajuda mútua, uma contribuição ou retribuição, fazendo parte de um todo”, afirma Lionela.

O trabalho desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a população, secretarias municipais e apoiadores, conseguiu entregar, em 2021, 138.424,068 quilos de alimentos destinados às famílias em situação de vulnerabilidade e entidades assistenciais; 4.469 litros de leite; 5.196 materiais de limpeza e higiene; 42.422 fraldas; 10.155 máscaras de proteção Covid; 19.377 peças da Campanha do Agasalho, doadas para 52 entidades. A farmácia do Fundo Social disponibilizou 9.787 medicamentos, realizando um total de 5.703 atendimentos.

Também são promovidos cursos para a qualificação profissional e geração de renda. Em maio, está prevista a realização, em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, de cursos de panificação e confeitaria. Também está na programação curso de empreendedorismo, entre outras ações em parceria com as secretarias e SEBRAE.

Além das campanhas permanentes, como a Campanha do Agasalho e de Medicamentos, durante todo o ano o Fundo Social recebe doações, que são repassadas para as famílias que mais precisam, cadastradas na prefeitura. Na segunda-feira (4), por exemplo, foram recebidas e entregues 800 cestas básicas para entidades, que serão destinadas às famílias.

Diversas doações podem ser encaminhadas ao Fundo Social como agasalhos, calçados, alimentos, medicamentos, materiais de limpeza, móveis, fraldas geriátricas e infantis, roupinhas de criança, leite, produtos de higiene pessoal, cobertores, entre outros itens.

O endereço é Rua das Poncianas, 930-B, Jardim Glória. O telefone do Fundo Social é o 3405-4772 e o e-mail [email protected].