Léo da Padaria sugere instalação de alarmes e câmeras para inibir roubo de equipamentos do DAE

O vereador Léo Alves, o Léo da Padaria (PV), protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre a possibilidade da compra de equipamentos de monitoramento, como câmeras e alarmes, pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE) para todas as subestações.

No documento, o parlamentar destaca que no dia 5 de abril, como notificado pela imprensa local, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Praia Azul foi invadida e os criminosos armados, além de amarrarem dois funcionários, levaram mais de 550 metros de fios de cobre.

Para Léo da Padaria, a instalação de equipamentos de monitoramento como câmeras e alarmes aumentaria a segurança de funcionários que trabalham nas estações e evitaria prejuízos materiais por inibir as ações de criminosos. O vereador entende ainda que, na eventualidade de acontecer algum tipo de roubo ou invasão, o poder público teria imagens para providências.

“Os funcionários das estações precisam ter mais segurança em seu local de trabalho e a população de Americana também não pode ser prejudicada por esses acontecimentos. Assim, são necessárias ações da autarquia por segurança e monitoramento das estações para evitar esses crimes”, comenta o autor.

No requerimento, Léo questiona quantos casos de invasões e roubos de equipamentos em áreas do DAE foram registrados nos últimos seis meses e se o Departamento de Água e Esgoto tem tomado providências para combater essas ações. Pede ainda que elas sejam especificadas. Pergunta também se é de interesse da autarquia a instalação de câmeras e alarmes e, em caso positivo, se existem estudos em andamento para essa ação.