Dr. Daniel questiona impactos ambientais devido à paralisação da ETE Praia Azul

O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre impactos ambientais ocasionados pela paralisação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Praia Azul decorrente de roubo da fiação elétrica.

No documento, o parlamentar relata que bandidos invadiram a ETE e roubaram mais de 500 metros de fiação elétrica e destaca que na ação os marginais renderam funcionários e danificaram uma câmera de segurança. Dr. Daniel acrescenta que, segundo informações do Departamento de Água e Esgoto (DAE), o roubo ocasionou na paralisação do processo de tratamento do esgoto.

“Fato que, ao nosso entendimento, resulta no despejo do efluente in natura na represa do Salto Grande, caso não exista algum procedimento emergencial para evitar tal situação”, frisa o autor, acrescentando que recentemente participou de atividades relacionadas à recuperação da represa.

“Durante essas atividades, destacou-se a importância de eliminar o despejo de efluentes na represa, prática ilegal que degrada aquele patrimônio ambiental. E, em consideração a todo o trabalho que voluntários e pesquisadores realizam pela recuperação e preservação da represa, não podemos aceitar que determinadas situações possam agravar o impacto ambiental que aquela represa já sofre”, salienta Dr. Daniel.

No requerimento, Dr. Daniel questiona se a paralisação do processo de tratamento do esgoto da ETE Praia Azul ocasionou em despejo de esgoto in natura na represa e, em caso positivo, qual a estimativa da quantidade de efluente despejado. Em caso negativo, pergunta qual foi a providência adotada pelo DAE em relação à destinação do esgoto recebido no período de paralisação. Pergunta também se a Cetesb compareceu ao local para verificar a ocorrência de contaminação do meio ambiente e de que forma a autarquia pretende reforçar a segurança do local.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores na sessão ordinária de quarta-feira (13).