Serviços municipais essenciais de Nova Odessa serão mantidos neste ponto facultativo de 14 de abril

Os serviços públicos municipais de Nova Odessa considerados essenciais serão mantidos normalmente neste ponto facultativo de quinta-feira, 14 de abril – véspera do feriado de Sexta-Feira Santa. Estão incluídos na lista dos essenciais os atendimentos de urgência e emergência das áreas de Saúde, Segurança, Trânsito e Defesa Civil, abastecimento de água e coleta de lixo, entre outros.

O Decreto Municipal nº 4.548, publicado no dia 08 de abril, prevê ponto facultativos dos serviços não essenciais em 14/04, não afetando os serviços essenciais. Nesse dia de recesso, portanto, o atendimento prestado pelos órgãos não essenciais, administrativos e burocráticos da Prefeitura fica suspenso.

Assim, o serviço da Central de Atendimentos do Paço Municipal e demais balcões de atendimento administrativos e não essenciais (como as secretarias das escolas da Rede Municipal de Educação) retornam nos horários normais a partir de segunda-feira, 18 de abril.

Uma opção de lazer que permanece aberta à população mesmo no recesso é o Bosque Manoel Jorge, no Jardim Santa Rosa, espaço público de lazer recentemente reorganizado e reaberto pela Prefeitura de Nova Odessa. O local arborizado com pista de caminhada abre diariamente das 6h às 18h.

Confira abaixo os detalhes de funcionamento de cada setor público municipal.

SAÚDE

O Ambulatório de Especialidades Médicas, a Farmácia Municipal, as novas Farmácias Básicas das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) 5 e 7 (Jardim Alvorada e Nossa Senhora de Fátima, respectivamente) e as UBSs em geral não funcionam na quinta e sexta e reabrem na segunda-feira (18/04).

Já o atendimento médico de urgência e emergência no Hospital e Maternidade Municipal prossegue 24h por dia. As solicitações de transporte para o Hospital podem ser feitas pelo telefone da Central de Ambulância 192 ou pelo (19) 3476-8194, na recepção do Pronto-Socorro.

O atendimento também será normal, das 7h às 19h, no Pronto Atendimento Municipal do Jardim Alvorada.

SEGURANÇA

Para as ocorrências de Segurança Pública, a GCM (Guarda Civil Municipal) atende 24h normalmente pelos telefones (19) 3466-1900 e 153. Já a Polícia Militar do Estado pode ser acionada pelo 190.

Chamadas para a Defesa Civil Municipal, em casos de desastres naturais como alagamentos, desabamentos, queda de árvores e outras, podem ser feitas a qualquer momento pelo número da Guarda Civil. A Defesa Civil também atende pelos telefones (19) 9.9523-6418 ou 9.9754-9260.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Não funcionam no recesso o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CAS (Centro de Assistência Social) e o Clube da Melhor Idade.

CRECHES E ESCOLAS

As creches e escolas da Rede Municipal não têm atividades presenciais ou administrativas neste recesso.

DEMAIS SECRETARIAS

As secretarias e diretorias de Habitação, Promoção Social, de Serviços Urbanos, Parques e Jardins, Segurança Municipal, Vigilância em Saúde, a Garagem Municipal, o Viveiro Municipal e as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Gestão Social, Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, Obras, Projetos e Planejamento Urbano, Educação e demais unidades do Paço Municipal também não abrem no período. Não funcionam no recesso Procon, PLT (Posto Local de Trabalho), Banco do Povo e Junta Militar. Posto do Sebrae também não abrirá neste ponto facultativo.

O Velório e o Cemitério Municipal de Nova Odessa atendem o público normalmente durante o recesso.

SANEAMENTO BÁSICO

A Coden Ambiental informa que não haverá expediente durante o ponto facultativo municipal de quinta-feira (14/04) e no feriado da Sexta-Feira Santa (15/04). Já o serviço de coleta de lixo vai funcionar normalmente nessas datas.

Para casos de emergência, como falta d’água ou rompimento de redes de água ou esgoto, a Coden Ambiental disponibilizará um plantão de atendimento. As ocorrências poderão ser comunicadas ao SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) a qualquer momento, através do telefone gratuito 0800 771-1195.

O expediente retorna ao normal na segunda-feira (18/04), com atendimento presencial das 8h às 16h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 15h na sexta-feira. Outra opção para os das de expediente normal é o atendimento via WhatsApp (19) 99599-7766, de segunda a quinta-feira, das 14h às 16h, e na sexta-feira, das 14h às 15h.