Tecnologias aplicadas na indústria automotiva reduzem gastos com combustível em até 11%

Serviços e soluções da empresa de engenharia Multittech contribuem para desenvolvimento de veículos com maior eficiência e menor consumo

O aumento do preço do petróleo no mercado mundial e a consequente alta dos combustíveis têm impactado os custos de operação de empresas de todos os portes. Isso reflete indiretamente no bolso da população, com o encarecimento no preço final de diversos produtos envolvidos na cadeia de consumo. Em contrapartida, soluções tecnológicas realizadas na outra ponta, a da indústria automotiva, otimizam o consumo de combustível em até 11%, conforme abalizado nos programas Inovar-Auto e Rota 2030, implementados pelo governo federal.

Para reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, de poluentes, a Multittech, empresa de consultoria em engenharia e software, desenvolve projetos focados na diminuição do peso veicular, com troca precisa de materiais no motor, na transmissão, na suspensão e no veículo completo, como chassi e carroceria. “Temos atuado em conjunto com as principais montadoras do país e fabricantes de autopeças para a substituição de materiais, como aços de alta resistência, plásticos de engenharia e alumínio. Também buscamos a validação de novos conceitos e equipamentos aplicados em pneus e componentes agregados ao motor, como sistema de admissão de ar, coletores de admissão e escapamento, sistema de coxinização do motor e transmissão no veículo, bem como softwares aplicados para avaliar o perfil aerodinâmico do veículo”, descreve Marcelo Gomes, diretor de negócios para o setor automotivo da Multittech.

Com mais de 25 anos de experiência na indústria da mobilidade, a Multittech contribui tanto para o desenvolvimento de caminhões com maior eficiência, performance e sustentabilidade – isto é, transportam maior carga e emitem menos gás carbônico (CO2) – quanto para veículos agrícolas e de passeio. Gomes acrescenta que a Multittech realiza, em parceria com as montadoras e autopeças, diversos ensaios em laboratório, como simulações de vibração, efeito climático, durabilidade estrutural, funcional e ruídos, para validar os conceitos e projetos dos itens que impactam no consumo de combustível dos veículos comerciais e de passeio. “Nos últimos cinco anos, as atividades vinculadas a este tema representaram crescimento médio de 12% ao ano no faturamento da empresa.”

Sobre a Multittech
Com sede em Holambra (SP), a Multittech é uma empresa de engenharia, com foco na criação de soluções tecnológicas simples e de baixo custo para atender empresas que necessitam melhorar seus processos. Atende os seguintes setores industriais: aeroespacial e defesa; autopeças e automotivo; embalagens; plástico; óleo e gás; ferroviário; agrícola e implementos; e equipamentos industriais