Defesa Civil de Nova Odessa participa de oficina preparatória da ‘Operação Estiagem 2022’

Garantir aos agentes municipais conhecimentos e treinamentos especiais de combate a focos de incêndios, principalmente queimadas irregulares em áreas verdes. Com essa finalidade, a equipe da Defesa Civil da Prefeitura de Nova Odessa participou na terça-feira (19/04), no Engenho Central de Piracicaba, de uma oficina preparatória para a “Operação Estiagem 2022”, que acontece a cada ano neste período de seca.

O treinamento foi realizado pela sub-regional de Campinas e Piracicaba da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado e contou com a participação de 70 agentes, de 24 municípios da região. Ao término, cada cidade recebeu certificado e um “kit estiagem”.

“É um curso muito importante, já que a intenção é deixar a equipe preparada para os acidentes que venham a surgir, ou seja, sempre temos que estar preparados visando proteger a população”, disse o coordenador da Defesa Civil de Nova Odessa, Vanderlei Wilians Vanag.

O treinamento de combate a incêndios foi dividido em quatro módulos, da identificação de equipamentos de combate a incêndio (entre eles, motosserra, abafador, bomba costal, machado, facão, cantil de água etc) à forma de uso desses equipamentos, passando pelo modo de ação no local onde ocorre o incêndio, em como fazer para se deslocar até o fogo e o jeito correto de se comportar em meio a um incêndio.

“Esse curso foi mais uma revisão para relembrar o treinamento anual em época de estiagem que a Defesa Civil de São Paulo, juntamente com a Defesa Civil Metropolitana de Campinas, oferece anualmente, além de ser de grande relevância aos novatos. São oficinas importantíssimas que nos ajudam a aperfeiçoar, por isso nossa equipe participa todo ano, a fim de aumentar conhecimento e ganhar mais bagagem e experiência”, finalizou Vanag.

SABEDORIA

O capitão da Polícia Militar Vagner, da Defesa Civil do Estado de São Paulo, lembrou que as oficinas preparatórias são realizadas neste ano em dois formatos, sendo a primeira fase em sistema EaD de 04 de abril até 30 de setembro, voltada para a população de maneira geral, sem limite de participantes, com acesso pelo site escola.defesacivil.sp.gov.br.

A segunda fase, realizada de maneira presencial, consiste em treinamento prático de campo, aplicado pelo Corpo de Bombeiros junto aos agentes da Defesa Civil, abordando ensinamentos sobre técnicas de combate direto e indireto a incêndios em coberturas vegetais, além de ensinar o uso correto de equipamentos e regras de segurança para deslocamento em mata.

“O nosso grande trabalho é de prevenção aos incêndios. A sabedoria popular nos ensina que devemos ficar alertas em situações em que a temperatura esteja acima de 30 graus, a umidade relativa do ar esteja abaixo de 30% e a velocidade do vento acima de 30 km/hora”, frisou o capitão.

CONTATOS

Em caso de emergências, a população de Nova Odessa pode acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone (19) 99545-6418, a Defesa Civil Estadual pelo 199, os Bombeiros Estaduais pelo 193, a Polícia Militar pelo 190 e a GCM (Guarda Civil Municipal) pelos telefones (19) 3466-1900 ou 153.