Silvio Dourado participa de reunião sobre plano regional de ação para arranjo produtivo local têxtil e de confecção

O vereador Silvio Dourado (PL) participou de uma reunião na última semana com empresas e confecções do setor têxtil de Americana no auditório do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). O objetivo foi a elaboração de plano de ação para o Arranjo Produtivo Local, que visa fortalecer as indústrias e garantir maior competitividade. Participaram da reunião representantes de instituições como Sinditec e SENAI, além de empresas privadas.

No encontro conduzido pelo Sebrae foram definidos os grupos de trabalho para construção dos planos de ação para o Arranjo Produtivo Local. Os temas estratégicos envolvem mão de obra, tendências e mercado, valorização do segmento, tecnologia e inovação.

“Através da ação que já estamos realizando no Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia, na Câmara Municipal de Americana, na proposta do APL têxtil, iremos acompanhar o grupo de trabalho, tecnologia e inovação, contribuindo com o mapeamento interno das iniciativas inovadoras”, destacou Dourado

Arranjos produtivos locais

Arranjos produtivos locais são aglomerações de empresas e empreendimentos localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação e cooperação entre si e também com o governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e de pesquisa. A região de Americana, incluindo os municípios de Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Nova Odessa e Hortolândia, é um dos maiores polos da indústria têxtil no Brasil e no estado de São Paulo e tem o reconhecimento oficial do governo estadual como arranjo produtivo.